Fotografia noturna de pessoas pedalando em bicicletas ergométricas instaladas em uma área externa coberta. Em primeiro plano, aparecem duas bicicletas vistas por trás, com participantes pedalando. Ao fundo, há pessoas sentadas em cadeiras, iluminação urbana e uma estrutura coberta, sugerindo uma atividade coletiva ao ar livre.

BikeCine estreia no Fica 2026 e leva experiência de cinema sustentável à Praça do Chafariz

Projeto integra a programação do festival com exibições gratuitas de clássicos e animações premiadas

Fotografia em close de rodas de bicicletas ergométricas em movimento, iluminadas por luzes coloridas em tons de azul, verde, vermelho e roxo. As rodas aparecem enfileiradas em uma área escura, criando efeito visual luminoso durante a pedalada.

A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2026) amplia sua programação de cinema ao ar livre com a chegada do BikeCine à Praça do Chafariz, na cidade de Goiás. Entre os dias 18 e 20 de junho, o público poderá participar gratuitamente de sessões especiais movidas pela energia gerada pelas pedaladas dos próprios espectadores, em uma experiência que conecta cultura, sustentabilidade e participação coletiva.

Reconhecido por transformar a exibição cinematográfica em uma vivência ambiental prática, o BikeCine utiliza bicicletas adaptadas para produzir toda a energia necessária para a projeção, o som e o funcionamento da estrutura. A proposta dialoga com os temas do festival, como sustentabilidade e conscientização ambiental, aproximando o público de soluções de energia limpa de forma lúdica e acessível.

Durante os três dias de programação, serão exibidos quatro filmes que dialogam com diferentes gerações e temáticas. A mostra será aberta na quinta-feira (18/6) com Speed Racer, adaptação do clássico anime japonês dirigida pelas irmãs Wachowski, seguida pela animação Meu Amigo Totoro, obra-prima de Hayao Miyazaki e um dos títulos mais emblemáticos do Studio Ghibli.

Na sexta-feira (19/6), o público poderá assistir a Flow, animação internacionalmente premiada que conquistou reconhecimento por sua narrativa sensível e visual inovador. O filme retorna à programação no sábado (20/6), quando divide a noite com Ponyo, outra produção consagrada de Hayao Miyazaki que celebra a amizade, a imaginação e a relação entre seres humanos e natureza.

Além da proposta ambiental, o BikeCine promove uma experiência inclusiva e colaborativa. O público pode escolher entre assistir aos filmes na plateia ou participar diretamente da geração de energia por meio das bicicletas instaladas no espaço.

Fica 2026

Com o tema “Água e Clima no Brasil das Nascentes”, o Fica 2026 será realizado entre os dias 16 e 21 de junho, na cidade de Goiás. Consolidado como um dos principais festivais de cinema ambiental da América Latina, o evento reúne mostras competitivas, sessões especiais, debates, oficinas, atividades formativas, exposições, atrações culturais e ações voltadas à sustentabilidade, com programação inteiramente gratuita.

O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE.

A iniciativa também conta com a cooperação das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saúde (SES-GO), Esporte e Lazer (Seel), Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Seds) e Retomada.

Somam-se aos parceiros o Goiás Social, a Saneago, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, a Polícia Militar do Estado de Goiás, a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Prefeitura da Cidade de Goiás e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Serviço
BikeCine – Fica 2026
Local: Praça do Chafariz – cidade de Goiás

Quinta-feira (18/6)
18h30 às 20h45 – Speed Racer
21h às 22h30 – Meu Amigo Totoro

Sexta-feira (19/6)
18h30 às 20h – Flow

Sábado (20/6)
18h30 às 20h – Flow
20h30 às 22h15 – Ponyo

Entrada gratuita

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Categorias: Notícias