Saneago participa da 24ª edição do FICA, na Cidade de Goiás
16 jun, 2023
Saneago participa da 24ª edição do FICA, na Cidade de Goiás

A Saneago marca presença, esta semana, na 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), tradicionalmente realizado na Cidade de Goiás. Neste ano, a Companhia participa da programação em uma ação integrada com as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Caravana do Expresso Ambiental.

Na quarta-feira (14), a equipe de educação ambiental da Saneago esteve à frente do veículo, à disposição para o atendimento de alunos do ensino médio de colégios públicos da região. Na ocasião, foram realizadas atividades com temáticas ambientais e a apresentação do projeto Expresso Ambiental e esclarecimento de dúvidas para cerca de 80 alunos.

A bióloga da Saneago Regional Goiás Paula Bergamini ressaltou a importância da atividade prática com os alunos para promover a educação ambiental. “Nós promovemos uma atividade em que levamos os alunos até o Largo do Parque Carioca para avaliarmos a qualidade da água. Foi uma atividade recreativa, mas voltada também para a preservação do meio ambiente.”, detalhou. Ela destacou que foram avaliados alguns parâmetros como PH e nível do oxigênio do Rio Vermelho. “Tanto para atividades recreativas como banhos e também a questão da diversidade estão adequados”, concluiu. Na ação, também foram coletados macro invertebrados, que são organismos aquáticos. “A grande diversidade encontrada no local aponta uma boa qualidade do ambiente”, disse.

Como é que está? Está a qualidade está ótima né? Tanto pra banhos, né? Eh atividade recreativa também pro ambiente da diversidade. Então teve inclusive uma coleta de macro invertebrados em que macro invertebrado que são organismos aquáticos e a diversidade deles no ambiente eh indica uma boa qualidade do ambiente.

O aluno do terceiro ano do Colégio Liceu Kaiky Naves foi um dos participantes da ação educativa. Ele esteve presente no evento no turno vespertino. “As atividades proporcionaram novas experiências e um novo olhar para o Parque Carioca”, observou.

O Expresso Ambiental é um micro-ônibus tecnológico, equipado para atender a população goiana com atividades educativas. Ele é preparado para explicar e demonstrar de variadas formas os processos de tratamento de água e esgoto realizados pela Saneago. Trata-se de uma ação itinerante, que tem o objetivo de promover maior responsabilidade ambiental e incentivar a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

No FICA, a presença do micro-ônibus visa divulgar esse projeto e promover a garantia da segurança hídrica da população local, sendo um importante instrumento na sensibilização quanto às questões ambientais. Além disso, o Expresso também procura oportunizar o acesso a novas ferramentas e recursos tecnológicos, estimulando o interesse do público pela adoção de práticas ambientais voltadas para a sustentabilidade.

O Festival
O FICA será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE). O evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Quando: 13 a 18 de junho
Local: Cidade de Goiás, Goiás.
Informações: fica.go.gov.br

Palavra Comunicação