Atrativos Naturais e Mirantes

Balneário Santo Antônio

O Balneário Santo Antônio fica na Go-070, km 5, Saída para Goiânia. Localizado no sopé da Serra Dourada, o Balneário se dedica, há mais de 40 anos, a atividades ligadas ao ecoturismo. Possui infraestrutura com piscinas, área de camping, trilhas ecológicas, rio de águas cristalina, bares e restaurante com a rica gastronomia vilaboense, preparada no fogão a lenha.

Endereço: Rodovia GO-070 Km 125 Estrada Zona Rural Zona Rural, Goiás – GO, 76600-000
Telefone: (62) 33714287

Balneário Sucuri

Localizado no Vale da Serra Dourada, na GO-070, km 6, Saída para Goiânia. Reserva ambiental natural, com rio bom para banho e grande diversidade de fauna e flora do Cerrado. É uma das mais belas piscinas naturais da região, com mata virgem, bosques, cachoeiras, rios, extensos jardins, trilhas e um restaurante com almoço preparado no fogão a lenha.

Endereço: Go 070 km125, 76600-000 Goiás, GO

Cachoeira das Andorinhas

A Cachoeira das Andorinhas é formada pelo córrego Zanzan e está inserida em uma das mais lindas formações florestais do Cerrado da região, propiciando ao visitante um banho de lavar a alma. A queda d’água tem aproximadamente 15 metros de altura. Fica a 7 Km da cidade de Goiás e pode ser acessada por uma estrada, atrás da Igreja Santa Bárbara. A cachoeira das Andorinhas é uma das mais conhecidas e uma ótima opção para quem quer curtir banho de rio. Está localizada em uma mata fechada e possui, além do poço principal, uma gruta por onde cai a água, formando uma ducha gelada e natural.

Endereço: Goiás, GO, 76600-000

Cachoeira Grande (Balneário Cachoeira Grande)

Queda do Rio Vermelho, abriga praia e piscinas naturais.

Endereço: Cachoeira Grande GO- 070 (Rod. Jaime Câmera) Km 04, saída para Jussara

Poço da Sota

Localizado no Rio Bacalhau, próximo da entrada da cidade, o Poço da Sota é bastante frequentado pelos moradores da cidade. Com um poço muito bom para banho, sua trilha é curta e de fácil acesso. Na época seca do Cerrado (maio a outubro) o rio pode estar seco. O Córrego Bacalhau nasce nas encostas da Serra Dourada e forma dezenas de piscinas naturais, que atraem visitantes e amantes da natureza.

Endereço: R. Divinópolis – Goiás, GO, 76600-000

Vale da Serra Dourada

O vale da Serra Dourada possui inúmeras trilhas de diferentes níveis de dificuldade, que permitem o contato com a natureza e banhos de rios em águas cristalinas.

Parque da Carioca

O Parque da Carioca foi criado em volta ao Chafariz da Carioca, primeira fonte pública da Cidade de Goiás. Diz a lenda que quem bebe da água desse chafariz nunca mais sai da cidade. Possui restaurante, parquinho para crianças e o Ecomuseu Fonte da Carioca, que conta um pouco da história do parque e das Estradas Reais do Brasil. A Carioca tem dois poços para banhos e é bastante frequentada. O Parque da Carioca fica a apenas 500 metros da Casa de Cora Coralina. É um dos mais belos e importantes espaços turísticos da Cidade de Goiás, pois abriga em um mesmo ambiente elementos da Histórica, Cultura e do Cerrado Vilaboense.

Endereço: R. da Carioca, 249 – Centro, Goiás – GO, 76600-000
Telefone: (62) 33717726

Cachoeira do Bagagem

A Cachoeira do Bagagem fica no Parque Estadual Serra Dourada, na antiga trilha que liga a Fazenda Quinta ao Município de Goiás. Está trilha atrai caminhantes de vários cantos pela sua beleza e diversidade paisagística.

Endereço: Rodovia GO-070 Km 125 Estrada Zona Rural Zona Rural, Goiás – GO, 76600-000

Estrada Real

A Estrada Real, ou Estrada Imperial, via onde passavam as tropas carregando o ouro de Goiás, é um interessante atrativo localizado dentro do Complexo Turístico da Carioca, que integra o Caminho de Cora Coralina: o Parque Natural da Estrada Imperial e o Parque da Carioca. Entre as curiosidades do caminho percorrido pela coroa portuguesa, em Goiás, estão os antigos muros de pedra, de onde é possível desfrutar de uma das mais belas vistas da Cidade de Goiás e da Serra Dourada.

Parque Lago das Acácias

Endereço: GO 070, km 126/127, Goiás – GO, 76600-000

Parque Estadual da Serra Dourada

Parque Estadual é uma unidade de conservação que protege cerca de 56 km da Serra Dourada, região de rica biodiversidade, belas formações rochosas e que abriga milhares de nascentes de águas cristalinas. O Parque foi criado em 2003, pelo governo do estado de Goiás e está localizado nos municípios de Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes. A altitude máxima é de aproximadamente 1000 metros e de acordo com a mudança de altitude percebe-se a mudança do Cerrado. Existe uma grande diversidade de fauna e flora, além de grutas, mirantes, nascentes de água e afloramentos rochosos. A entrada do Parque está no município de Mossâmedes, a cerca de 40 quilômetros da Cidade de Goiás. É necessário carro com tração 4×4, caso contrário deve-se parar o veículo ao pé da serra, no Rio Cafundó, e subir 3,5 km até a portaria.

Morro das Lajes

O Mirante do Morro das Lages fica dentro do Parque Natural da Estrada Imperial. A trilha partindo do Largo da Carioca tem cerca de 1600 metros e a vista da cidade e da Serra Dourada é um convite à contemplação. Tem esse nome devido ao formato das rochas. A trilha para acessar o mirante se inicia na Estrada Imperial, depois há uma trilha à esquerda, que leva ao cume do Morro das Lajes, onde está o mirante.

Mirante Vovô João

O Mirante Vovô João de Barros fica no povoado de Areias, próximo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, as margens da GO 070. Do alto do mirante é possível avistar o Parque Estadual Serra Dourada, Portal de Entrada do Vale do Rio Araguaia.

Portal

O Portal é uma obra de arte esculpida pela ação dos ventos e das chuvas ao longo de milhões de anos sobre as formações rochosas de quartzito. Fica localizado em um dos pontos mais altos do Parque Estadual Serra Dourada, próximo à Reserva Biológica Prof. José Ângelo Rizzo.

Você também pode ver

Hospedagens

Bares e Restaurantes

Pontos Turísticos

Artesanatos

Fonte: Inventário da Oferta Turística na Cidade de Goiás. Goiás Turismo. 2022.