Mostra competitiva do FICA recebe mais de 500 inscrições de filmes
26 abr, 2023
Mostra competitiva do FICA recebe mais de 500 inscrições de filmes

A mostra competitiva da 24º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) recebeu 540 inscrições de filmes. O FICA 2023 será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás, e é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

“As inscrições superaram nossas expectativas e até o número de inscritos do ano passado. Isso mostra a importância e relevância do Fica para o mercado do audiovisual dentro e fora do país”, comemora a secretária interina de Estado da Cultura, Yara Nunes.

O festival vai destinar mais de R$ 366 mil em premiação aos produtores de audiovisual da mostra competitiva. Além das produções regionais e nacionais, o FICA também recebeu inscrições de filmes de 23 países como Canadá, França, Portugal, Estados Unidos, entre outros. Das 540 inscrições, 277 são da Mostra Internacional Washington Novaes, 223 para a Mostra do Cinema Goiano e 40 para a Mostra Becos da Minha Terra de Curtas Vilaboenses.

Oficinas

Continuam abertas as inscrições para a realização de ações formativas durante o festival. Há vagas para cinco profissionais com experiência na área de cinema e produção audiovisual para realizarem atividades nos formatos de minicursos, ou oficinas e laboratórios de roteiros e projetos de forma presencial durante o FICA 2023. Para participar, é necessário preencher formulário no site fica.go.gov.br até o dia 28 de abril.

FICA 2023

A 24º edição do FICA será realizada em parceria também com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e prefeitura da cidade de Goiás.

A programação contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, shows, feiras e atividades de cunho ambiental. Além das atividades culturais, o FICA 2023 terá ainda a produção de um dossiê que vai ajudar na preservação da memória, permanência e continuidade do festival como política pública efetiva na cidade de Goiás.

Foto: Secult.