Inscrições para exposição de artes visuais no Fica 2024 abrem nesta quinta-feira (09/05)
9 maio, 2024

Serão ofertadas 3 vagas para Artistas Locais e 7 para Obras de Artes Regionais. Valor por cada proposta selecionada, de ambas as modalidades, será de R$ 2 mil.

Entre os dias 9 e 16 de maio, artistas visuais residentes na cidade de Goiás e no Estado podem se inscrever para compor a programação da exposição de artes visuais do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás. As inscrições estarão disponíveis no site oficial do Fica: https://fica.go.gov.br/ ou diretamente pela plataforma da Elenco, com acesso pelo link https://elenco.ufg.br/inscricao.

A 25ª edição do festival acontece de 11 a 16 de junho e é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

A programação de exposição de artes visuais será dividida em duas categorias: Modalidade 1 – Artistas Locais e Modalidade 2 – Obras de Artes Regionais. Na primeira, só poderão participar propostas produzidas e executadas por artistas residentes ou sediados na cidade de Goiás, a segunda categoria, no entanto, vale para obras de artistas dos municípios do Estado de Goiás.

Serão ofertadas 10 vagas, sendo 3 destinadas à primeira modalidade e 7 para a segunda categoria. As propostas podem incluir manifestações artísticas como pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, vídeo-arte, objeto e instalações. O valor por cada proposta selecionada, de ambas as modalidades, será de R$ 2 mil.

As exposições acontecerão durante o período de realização do Fica, ou seja, entre os dias 11 e 16 de junho, nas Salas Expositivas do Museu Palácio Conde dos Arcos, no centro, com horário de visitação de 9h às 19h.

Os inscritos passarão pelas etapas de Habilitação e Avaliação com previsão de divulgação do resultado final no dia 24 de maio. Todas as informações sobre este processo seletivo encontram-se no Edital de Seleção.

O Fica 2024 contará com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

OlhO Comunicação Estratégica
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás