Fica 2024 recebe mais de mil inscrições de cinco continentes
Joyce Campelo
26 mar, 2024
Fica 2024 recebe mais de mil inscrições de cinco continentes

Mostra tem o dobro de inscritos em relação ao ano passado, festival será realizado de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás.

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2024) recebeu 1.078 inscrições. O número representa mais que o dobro de filmes inscritos na edição de 2023. O festival, que será realizado de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás, vai destinar premiações que variam de R$ 5 mil a R$ 35 mil, além de troféus e menções honrosas. Serão selecionados 12 longas-metragens e 30 curtas-metragens, entre os quais, três serão goianos.

Concorrem ao festival produções de 76 países, com filmes para a Mostra Internacional Washington Novaes vindos de países da Ásia, América, África, Europa e Oceania. A secretária da Cultura, Yara Nunes, ressalta que o novo recorde evidencia a relevância do Fica para além das fronteiras do estado e do Brasil. “Novamente, o número de participantes superou nossas expectativas. Isso mostra a importância do Fica para o mercado do audiovisual dentro e fora do país”, afirma.

Ao todo, foram inscritas 900 propostas para a Mostra Internacional Washington Novaes, o que representa um aumento de 83,5% em relação ao ano anterior; 103 para a Mostra de Cinema Goiano, com produções de todo estado; 21 filmes da cidade de Goiás para a Mostra Becos da Minha Terra; e 54 filmes para a Mostra Indígena e de Povos Tradicionais. Do Brasil, estão inscritas produções de Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais, entre outros.

As comissões responsáveis pela avaliação do material audiovisual são formadas por profissionais com notória experiência e conhecimentos na área e, em sua maioria, estão compostas por membros escolhidos a partir de chamada pública, contando também com indicações da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás.

Sobre o festival

A 25ª edição do Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival também conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

A programação é gratuita e contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental, além das atrações culturais.

Fotos: Secult

Secretaria de Estado da Cultura – Secult Goiás

Você também pode gostar