FICA 2023 já tem mais de 200 filmes inscritos
13 abr, 2023
FICA 2023 já tem mais de 200 filmes inscritos

Mais de 200 filmes já estão inscritos para participar da mostra competitiva da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). O FICA 2023 será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás, e é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

As inscrições para participar da mostra terminam na próxima semana, no dia 20 de abril, e podem ser feitas no site fica.go.gov.br. O festival vai destinar mais de R$ 366 mil aos produtores de audiovisual e os filmes serão selecionados por comissões de membros aprovados em edital público. A lista das obras selecionadas para as mostras competitivas do Fica 2023 será publicada no site do festival até 8 de maio de 2023.

Também continuam abertas as inscrições para a realização de ações formativas durante o evento. Há vagas para cinco profissionais com experiência na área de cinema e produção audiovisual para realizarem atividades nos formatos de minicursos ou oficinas e laboratórios de roteiros e projetos de forma presencial durante o Fica 2023. Para participar, é necessário preencher formulário no site fica.go.gov.br até o dia 28 de abril.

FICA 2023

A 24º edição do FICA será realizada em parceria também com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

A programação contará com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, shows, feiras e atividades de cunho ambiental. Além das atividades culturais, o FICA 2023 contará ainda com a produção de um dossiê que vai ajudar na preservação da memória, permanência e continuidade do festival como política pública efetiva na cidade de Goiás.

O FICA é um importante espaço para discussão e reflexão sobre a relação do homem com a natureza e suas consequências para o planeta. Ao longo de sua história, o festival tem se consolidado como uma das principais referências do cinema ambiental no Brasil e no mundo.