Artista Carlos Sena é homenageado no 24º FICA
9 jun, 2023
Artista Carlos Sena é homenageado no 24º FICA

Escultura São Pedro Atendei às Nossas Preces serviu de referência para a identidade visual do Festival e vai estampar cartazes e banners.

O artista plástico e professor da Universidade Federal de Goiás Carlos Sena é um dos homenageados da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). A escultura São Pedro Atendei às Nossas Preces foi escolhida para ilustrar a identidade visual do FICA 2023. A obra – que dialoga com a temática ambiental, pois aborda a questão da água, da escassez e da sua importância social – pertence ao acervo do Centro Cultural Universidade Federal de Goiás (UFG) e integrou a exposição individual do artista realizada, em 2004, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás.

“A imagem é um detalhe que exibe com clareza as operações do artista na construção da obra que faz referência à falta de chuva e à seca, reunindo argumentos poéticos provenientes da cultura popular, associando elementos simples retirados do cotidiano, discutindo as relações de equilíbrio que sustentam o meio ambiente. Ao tratar da escassez de água, a obra se faz universal, colocando um problema de ordem ambiental de amplitude internacional que afeta o futuro da humanidade”, explica o pesquisador em arte e artista visual Divino Sobral, que assina o texto do catálogo do FICA 2023.

O material de divulgação foi desenvolvido pelo designer Eduardo França, do Intangível Design Studio. A imagem de Carlos Sena estampará cartazes e banners e será divulgada no site, nos perfis das redes sociais e no catálogo do evento.

A homenagem ao artista Carlos Sena se justifica porque é um nome muito importante das artes de um modo geral em Goiás. Sena atuou por 25 anos como professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, tendo sido agente ativo na criação de dois equipamentos culturais de grande importância à Universidade e à sociedade – a Galeria de Arte da FAV, que dirigiu desde sua implantação até 2006; e o Centro Cultural UFG, que dirigiu durante dez anos até o seu falecimento.

O FICA mantém há vários anos essa tradição de escolher um artista goiano – artista plástico, artista visual – para homenagear em cada uma de suas edições. É uma forma de criar um diálogo entre o audiovisual e outras linguagens artísticas e de valorizar outras linguagens na cultura de Goiás. Isso tem sido feito e em algumas edições foi solicitado a artistas desenvolvessem um trabalho específico que pudesse ilustrar um cartaz ou em outras ocasiões foi usada uma obra do artista como base para a identidade visual do Festival.

O 24º FICA será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE). O evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Sobre o artista

Carlos Sena Passos nasceu em Mairi/BA, em 1952, e faleceu em Goiânia/GO, em 2015. Em 1973 fixou residência em Goiânia, onde, por quase 35 anos, desenvolveu importante trabalho de artista plástico, curador, professor e gestor cultural. Cursou bacharelado e licenciatura em Desenho e Plástica pelo Instituto de Artes da UFG, e tornou-se mestre em Arte Publicitária e Produção Simbólica pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Atuou por 25 anos como professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, tendo sido agente ativo na criação da Galeria de Arte da FAV e do Centro Cultural UFG, onde criou e organizou o acervo de arte contemporânea, que é atualmente um dos mais relevantes do gênero na região Centro-Oeste. Foi curador de dezenas de exposições apresentando as produções de artista brasileiros e goianos, e atuou em comissões de seleção e de premiação de salões de arte e em processos seletivos realizados em Goiânia, Anápolis, Jataí, Cuiabá, São Luís do Maranhão e Rio de Janeiro.

Desde o início dos anos 1980, foi um artista plástico atuante e de relevância, tendo conquistado o Prêmio Revelação 1983, do Jornal Folha de Goiás, e os prêmios de Melhor Conjunto de Obras e de 2º Lugar em Pintura, concedidos pelo Salão do Cinquentenário de Goiânia. Realizou mostras individuais em Goiânia e participou de coletivas no Brasil, EUA, Peru, França, Chile, Cuba, Moçambique.

Sua obra artística abrangeu pintura, desenho, objeto, instalação e mídias digitais, e encontra-se nos seguintes acervos públicos: Coleção Gilberto Chateaubriand, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu Casa das Onze Janelas, de Belém; Museu de Arte Contemporânea de Goiás; Museu de Arte de Goiânia. Recebeu do Governo do Estado de Goiás a Comenda da Ordem do Mérito do Anhanguera, e do Conselho Estadual de Cultura a Medalha Jaburu, em reconhecimento à sua contribuição para as Artes Visuais e a Cultura de Goiás.

24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Quando: 13 a 18 de junho
Local: Cidade de Goiás, Goiás.

Palavra Comunicação
Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256