Apoiadores

Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina que completa 125 anos.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação participará do Fica e exibirá cerca de 12 horas de filmes focados em saúde e ambiente. Também participará do painel "Mensagem da Cidade de Goiás para o planeta", do Juri Fiocruz e da Tenda Multiétnica. A participação faz parte da iniciativa Prospecção Fiocruz Cerrados, que visa uma atuação estratégica da instituição nos Cerrados.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é uma agência especializada da ONU, criada em 1945, com o objetivo de promover a paz e a segurança internacional por meio da cooperação entre as nações nas áreas de educação, ciência, cultura e comunicação e informação.
Parceira do FICA desde 2024, a Unesco este ano promoverá a Sessão Unesco, com exibição do documentário “Canoa Caiçara, da Tradição ao Esporte".

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) é uma instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por pessoas negras, bem como a promoção desses profissionais para o mercado audiovisual. A valorização da negritude e a defesa dos interesses de uma perspectiva inclusiva, com atenção ao recorte racial em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual (concepção, produção, distribuição e exibição) são seus pilares.
A APAN é parceria do FICA desde 2024 e promoverá novamente este ano várias ações focadas na valorização e promoção dos profissionais negros do audiovisual, incluindo um laboratório de roteiros focado em projetos de profissionais com esse perfil.

Quando surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, a The Nature Conservancy tinha o propósito de unir cientistas de ponta, cidadãos comprometidos e lideranças regionais no desafio de proteger e cuidar da natureza, em um momento em que as pressões sobre os ecossistemas cresciam. Hoje os desafios são ainda mais complexos, com os impactos das mudanças climáticas e da perda da biodiversidade batendo à porta, ao mesmo tempo em que é necessário prover alimentos, energia, água e ar limpos para uma população global em expansão, o que aumenta o senso de urgência de nossas causas. No Brasil, considerado o país com maior biodiversidade no mundo, o desafio é igualmente grandioso. A TNC escolheu atuar desde 1988 com o propósito de proteger terras e águas, fomentar cadeias produtivas livres de desmatamento e fortalecer políticas públicas voltadas à conservação e aos direitos de povos originários e comunidades tradicionais.
No FICA, a TNC atua promovendo ações de divulgação de seus projetos e do conhecimento que gera. Este ano apresentará, em parceria com o Map Biomas, o painel “Cerrado, Carbono e Futuro do Clima", com resultados de estudos recentes sobre o potencial do Cerrado para sequestro de carbono e as perspectivas do bioma diante das mudanças climáticas.

O MapBiomas é uma iniciativa colaborativa que mapeia e monitora a cobertura e o uso da terra no Brasil e em outros países da América do Sul com base em imagens de satélite, metodologia colaborativa e processamento em nuvem. Tem como objetivo revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.
No FICA, este ano, o MapBiomas tem atuado com a divulgação de informações, em especial sobre o Cerrado. Este ano apresentará, em parceria com a TNC, o painel “Cerrado, Carbono e Futuro do Clima", com resultados de estudos recentes sobre o potencial do Cerrado para sequestro de carbono e as perspectivas do bioma diante das mudanças climáticas.

O Museu dos Povos Indígenas é vinculado à Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, e tem como missão promover uma compreensão atualizada e livre de estereótipos sobre os povos indígenas, destacando sua diversidade cultural e histórica. Busca também fomentar o respeito e o reconhecimento dos direitos desses povos, contribuindo para a valorização de suas identidades e tradições.
O Museu dos Povos Indígenas é co-organizador da Mostra de Cinema Indígena e de Povos Tradicionais, que este ano terá sua segunda edição no FICA, e também colabora com a Tenda Multiétnica e realizando a exibição de filmes premiados no Festival em seu Centro Audiovisual situado em Goiânia.

Exposição da Coleção Didática de Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado da Saúde com orientações sobre identificação dos animais e prevenção de acidentes;
Apresentações audiovisuais sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde da população goiana e no sistema de saúde;
Apresentações audiovisuais sobre o impacto das mudanças climáticas no cenário de desastres naturais em território goiano;
Apresentação Áudio Visual sobre: " Promoção da Saúde e Municípios, Cidades, Comunidades Saudáveis Sustentáveis": Contribuições para o equilíbrio do clima;
Os malefícios do Tabagismo para o ser humano e o meio ambiente: Orientações, entrega de material e testagem de níveis de nicotina e monóxido de carbono nos participantes;
Vacinação da população infantil e adulta com vacinas do calendário de vacinação (contra febre amarela, influenza, difteria, tétano, hepatite B entre outras) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
A Rua de Lazer é um programa do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que leva alegria e diversão para crianças e adolescentes em eventos públicos de todo o Estado de Goiás. A caravana do projeto desembarca nos municípios com diversos brinquedos e equipamentos, como cama elástica, futebol de sabão, pebolim, multiparque, entre outros. Presença garantida em diversos eventos do Governo de Goiás, a Rua de Lazer estará pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), que será realizado na Cidade de Goiás, entre os dias 10 e 15 de junho.
Durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) 2025, na cidade de Goiás, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) marcará presença com uma ampla programação voltada à educação ambiental, inovação e valorização da
sociobiodiversidade.
- Em seu stand interativo, a SEMAD oferecerá: Palestras e oficinas práticas, com destaque para a produção de biojoias sustentáveis;
- Feira da Sociobiodiversidade, com dezenas de produtos regionais;
- Exposição de animais taxidermizados e demonstração de equipamentos de monitoramento da água e do ar;
- Distribuição de mudas e sementes nativas;
- Dinâmicas educativas sobre mudanças climáticas e o clima do Cerrado;
- Atividades lúdicas e informativas voltadas para crianças, adolescentes e adultos;
- Brindes sustentáveis para os visitantes.
A programação acontecerá durante todos os dias do evento e tem como objetivo aproximar a população das ações de conservação ambiental e fomentar o protagonismo sustentável da sociedade goiana."