Fica em Paraty

Juvana de Xakriabá

Brasil (GO), 2024, Documentário, 25′

Direção: Silvana Beline

 

Em Juvana de Xakriabá, mergulhamos no Acampamento Terra Livre de 2019, onde Juvana, uma jovem estudante indígena, entrevista mulheres guerreiras de diferentes etnias, revelando histórias de luta, resistência e esperança. As narrativas destacam a importância da preservação das tradições ancestrais e a força das mulheres indígenas na defesa de seus territórios e na promoção da justiça ambiental. O curta celebra a resiliência das comunidades indígenas e destaca o papel fundamental das mulheres nessa luta.

Apodi: uma Crônica da Seca

Brasil, documentário, 52′, 2017
Realização: Videosaúde – ICICT e Ocean Filmes
Produção: CINEBRASILTV
Direção: Arthur Frazão/Tiago Carvalho
Direção de fotografia: Paulo Castiglioni

 

A série foi até as regiões onde os conflitos ambientais acontecem de forma mais aguda no Brasil para mostrar a luta de pequenas comunidades para garantirem seus direitos e defenderem suas terras do abuso e das pressões do desenvolvimento desenfreado.
Nesse episódio, a série fala de um projeto de irrigação no lado cearense da Chapada do Apodi, na divisa com o Rio Grande do Norte que começou em 1989, levando à ocupação da área por grandes empresas de fruticultura, e desarticulou a produção dos pequenos agricultores. Em 2013, um novo empreendimento mobiliza a população.

Bibiru: Kaikuxi Panena

Brasil (SP/AP), 2023, Documentário, 59′

Direção: Latsu Apalai, André Lopes

 

A história de Bibiru, um kaikuxi (cachorro) que ficou panena, sem sorte na caçada, e a tentativa de cura do seu dono Waranaré Wayana, para voltarem a caçar juntos. Numa intensa caçada, jovens aprendem sobre a origem dos cachorros ancestrais e os cuidados que devem continuar tomando ao caçar em seu território. Reflexões indígenas sobre as relações entre humanos e não-humanos ajudam a iluminar as próprias interações que os não-indígenas estabelecem com os animais dos quais se alimentam. Todas as imagens foram realizadas por jovens Wayana e Apalai, que aprendiam a filmar pela primeira vez na aldeia Bona (PA).

Xawara e Saúde

Brasil, documentário,30’, 2023
Roteiro e direção: Daniela Muzi
Direção de fotografia: Paulo Castiglioni Lara
Montagem: Gislaine Lima
Produção executiva: Paulo Castiglioni Lara
Produção: Daniela Muzi e Viviane Almeida
Som direto e imagens de drone: Marcos Cantanhede
Produção em Boa Vista-RR: Ana Lúcia Montel
Assistência de montagem: Juliana Pereira
Narração: Iramar Molamahi Alaopeteri Yanomami
Texto e tradução (português-yanomae): Iramar Molamahi Alaopeteri Yanomami e Marcelo Moura Silva
Trilha sonora e finalização de som: Marcos Cantanhede
Artes gráficas e finalização de imagem: Bruno Ribeiro
Consultoria: Ana Lúcia Pontes Ensp/Fiocruz
Artes gráficas e finalização de imagem – Bruno Ribeiro
Informações georreferenciadas: Grupo Geo-Yanomami/ Diego Xavier | LIS/Icict/Fiocruz
Realização: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Legendas: espanhol, inglês e português e yanomae
Recursos de acessibilidade: audiodescrição e tradução em Libras

 

 

A resposta à emergência humanitária na terra indígena Yanomami invadida pelo garimpo. Realizado em abril de 2023 no Território Yanomami e na Casa de Apoio à Saúde Indígena Yanonami (Casai-Y), em Boa Vista (RR), o documentário acompanha as ações de assistência à saúde contra a “xawara” (doença), com depoimentos de lideranças indígenas e profissionais de saúde em meio à crise de sanitária yanomami e registrando a atuação, pela primeira vez de forma ampla no SUS, dos gestores de saúde coletiva indígena.

 

Pyr

Brasil (PA), 2023, Documentário, 2′

Direção: Bepunu Kayapó

 

Kokopy prepara o urucum para pintar a família.

Ecocídio no Cerrado

Brasil, documentário,54’, 2024
Roteiro e direção: Yasmine Saboya
Produção: Eduardo Costa
Edição: Pablo French
Mixagem de som: Ben-Hur Machado
Direção de fotografia: Seblen Mantovani
Assistência de câmera: Mauricio Maia
Realização: Canal Saúde e Vice Presidência de Ambiente e Promoção da Saúde /Fiocruz

 

A história de uma comunidade que há mais de cem anos se fixou no território quilombola de Cocalinho e Guerreiro, em Parnarama, no Maranhão, é o ponto de partida para revelar uma realidade muito brasileira: os conflitos pela terra em regiões cercadas pelo agronegócio. A partir do relato de moradores, o documentário revela um modo de vida ancestral ameaçado pelo uso massivo de agrotóxicos e a luta da comunidade pela proteção do território.

 

Meada Cor Kalunga

Brasil (GO), 2022, Documentário, 24′

Direção: Marta Kalunga, Alcileia Torres, Ana Luíza Reis de Sá

 

Assim como dois troncos de raízes fortes do Cerrado, as duas cumades Marta Kalunga e Dirani Kalunga preparam as meadas e o tingimento no quilombo Vão de Almas de Goiás.

Rey: Ciência em Defesa da Vida

Brasil, documentário,47′, 2018
Direção: Marina Saraiva e Wagner Oliveira
Argumento: Marina Saraiva, Wagner Oliveira, Raquel Aguiar
Roteiro: Wagner Oliveira
Produção: Marina Saraiva e Wagner Oliveira
Fotografia: Josué Damacena, Wagner Oliveira e Marina Saraiva
Imagem e Som, edição, mixagem e finalização: Josué Damacena
Arte e digitalização de imagens: Jefferson Mendes
Assistência de produção: Alex Gomes, Beatriz Ayres, Kadu Cayres, Katia Correia Lima, Thiago Ribeiro.
Realização: Instituto Oswaldo Cruz/Videosaúde – Fiocruz

 

Ele foi para a Amazônia como médico. Levou jovens para conhecer a realidade do país. Foi proibido de ensinar e pesquisa pela ditadura militar. Combateu as doenças da pobreza em diversos países. Orientou e formou dezenas de alunos. Escreveu livros. “Rey, Ciência em Defesa da Vida” é um documentário sobre o legado de um brasileiro.

Vazante Presente

Brasil, documentário, 52′, 2017
Realização: Videosaúde – ICICT e Ocean Filmes
Produção: CINEBRASILTV
Direção: Tiago Carvalho

 

A série foi até as regiões onde os conflitos ambientais acontecem de forma mais aguda no Brasil para mostrar a luta de pequenas comunidades para garantirem seus direitos e defenderem suas terras do abuso e das pressões do desenvolvimento desenfreado.
Nesse episódio é mostrada a história dos povos das vazantes à margem do Rio São Francisco em Minas Gerais. A luta da comunidade pela regularização e resgate de seus territórios e para o desenvolvimento tradicional de suas atividades de subsistência. Resistem contra os projetos de desenvolvimento estatais, pela expansão do agronegócio e pelas unidades de conversação e turismo.

Tekohá: Lugar onde se é

Brasil, documentário, 52′, 2017
Realização: Videosaúde – ICICT e Ocean Filmes
Produção: CINEBRASILTV
Direção: Tiago Carvalho
Direção de Fotografia: Paulo Castiglioni

 

A série foi até as regiões onde os conflitos ambientais acontecem de forma mais aguda no Brasil para mostrar a luta de pequenas comunidades para garantirem seus direitos e defenderem suas terras do abuso e das pressões do desenvolvimento desenfreado.
Nesse episódio a série mostra a luta dos índios da comunidade Guarani Kaiowá pela homologação e demarcação do seu território, pelo direito de ocupar suas terras de origem.

 

Costa Livre: Fórum de Comunidades Tradicionais

Brasil, documentário, 26’, 2019
Direção: Tiago Carvalho
Fotografia: Paulo Castiglioni
Pesquisa: Joana Galetti
Edição: Gabi Paschoal
Tradução do Guarani: Alberto Alves Tuparay
Trilha Sonora: Pedro Leal David
Realização: Canal Saúde/Videosaúde – Fiocruz

 

O curta conta as histórias do território da Bocaina e dos povos (quilombolas, indígenas e caiçaras) que lutam para preservar sua soberania alimentar e cultura por meio de práticas agroecológicas.

 

CONVIVER

Brasil, documentário, 26’, 2019
Realização: Canal Saúde/Videosaúde – Fiocruz
Roteiro e Direção: Tiago Carvalho
Fotografia: Paulo Castiglioni
Som direto: Guilherme da Luz
Edição: Julia Bernstein
Mixagem: Fiskal
Trilha Sonora: Pedro Leal David

 

Em 1982/1983 foi a pior seca que Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, tinha visto. Em consequência dessa seca, houve muitas mortes de crianças. A sobrevivência dos agricultores dessa região se deu em função das plantações de aroeiro e pau darco, pois saíam várias carretas com esses pés para venda em outras regiões.

 

O Diagnóstico

Brasil, documentário, 45’, 2019
Realização: Fiocruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Ministério Público do Trabalho do Paraná – MPT, Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto -APREA
Produção: Projeto educação através das imagens – UFRJ
Direção: Beto Novaes
Argumento: Lídia Maria Badacheski do Prado
Direção de Fotografia: Fernando Mamari
Câmeras: Fernando Mamari, Júlia Botafogo, Debora Raposo
Edição e finalização: Gislaine Lima
Trilha original e finalização de áudio: Bernardo Gebara

 

Para fazer um filme sobre os Correios, conte a história de uma carta. Em “O DIAGNÓSTICO”, temos uma lógica parecida. Por meio da vida de Lídia, olhamos as diferentes dimensões que o agrotóxico causa nos planos individual e coletivo. A história é de Lídia, mas também é minha, é sua, é nossa. É do sistema de saúde. A e sociedade está adoecida. E os agrotóxicos são, por assim dizer, uma das faces desse estado de coisas.

 

Sujeitos do SUS – Médico Indígena

Brasil, documentário, 25’, 2020
Direção e Fotografia: Rodrigo Ponichi
Direção Artística: Débora Garcia
Pesquisa e Produção: Eduardo Costa
Assistência de Produção: Thainá Mathias
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Produção Local: Roney Elias
Transporte: Zenildo Cipriano
Coordenação de produção: Luciana Souza
Diretor de produção: Raphael Uchôa
Produção Executiva: Cleyde Afonso
Realização: Canal Saúde – Fiocruz

 

O documentário conta a história de vida do médico indígena, Sildo Gonzaga, em diálogo com as leis que instituem o Sistema Único de Saúde, e com o artigo da Constituição Federal que preconiza que “Saúde é Direito de Todos e Dever do Estado”.

 

Políticas de Futuro

Brasil, documentário, 26’, 2021
Direção:Tiago Carvalho
Produção: Tiago Carvalho e Julia Bernstein
Fotografia e entrevistas: MG – Carina Aparecida, AC- Italo Rocha, PB- Tulio Martins, MS – Marinete Pinheiro e Elis Regina, RS – Thiago Lázeri e Guilherme Santos
Edição: Julia Bernstein
Finalização de imagem: Glauco Guiggon
Mixagem de som: Damião Lopes
Trilha: Marco Cantanhede

 

O curta metragem Políticas de Futuro é um desdobramento do levantamento das centenas de políticas públicas municipais mapeadas na campanha Agroecologia nas Eleições. O filme apresenta cinco experiências municipais entre as mais de 700 mapeadas em 2020, sendo uma sobre projeto de horta comunitária em Sete Lagoas (MG), um polo agroflorestal em assentamento rural em Rio Branco (AC), o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas em Sapé (PB), uma lei municipal que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos em Glória de Dourados (MS) e um projeto de coleta seletiva e reciclagem de adubo orgânico em Santiago (RS).O curta metragem Políticas de Futuro é um desdobramento do levantamento das centenas de políticas públicas municipais mapeadas na campanha Agroecologia nas Eleições. O filme apresenta cinco experiências municipais entre as mais de 700 mapeadas em 2020, sendo uma sobre projeto de horta comunitária em Sete Lagoas (MG), um polo agroflorestal em assentamento rural em Rio Branco (AC), o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas em Sapé (PB), uma lei municipal que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos em Glória de Dourados (MS) e um projeto de coleta seletiva e reciclagem de adubo orgânico em Santiago (RS).

 

Caminhos Ciganos

Brasil (MT), 2023, Documentário, 24′

Direção: Aluízio de Azevedo

Codireção: Rodrigo Zaiden, Karen Ferreira

 

Os caminhos que levam ao universo romani em três países, Brasil, Portugal e França, são apresentados numa narrativa poética e intimista, inspirada na estética do premiado cineasta cigano Tony Gatlif, diretor de Lacho Drom (1992) e Gadjo Dilo (1997). Em destaque, as culturas ciganas vistas de dentro, valorizando imaginários próprios. A viagem começa com a família de um cineasta da etnia Calon, em Mato Grosso, que corta o Brasil e atravessa o Oceano Atlântico para reencontrar sua ancestralidade, registrando cada comunidade, seus personagens e cotidianos marcantes, nuances de manifestações culturais, modos de vida e tradições romani, como também denúncias de exclusão e perseguição históricas.

A Transformação de Canuto

Brasil (PE/SP), 2023, Documentário, 130′

Direção: Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho

 

Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que muitos anos atrás sofreu a temida transformação em uma onça e depois morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar a sua história. Por que isso aconteceu com ele? Mas, mais importante, quem na aldeia deveria interpretar o seu papel?

Floresta – Um Jardim que a Gente Cultiva

Brasil (SP), 2023, Documentário, 42′

Direção: Mari Corrêa

 

O que tem a ver a vida das cidades com a vida dos indígenas? A luta pelo território é uma luta ultrapassada? É uma luta primitiva? É uma luta para voltar ao passado? Floresta – Um Jardim que a Gente Cultiva revela um novo olhar sobre as relações entre floresta e povos indígenas e seu papel fundamental no combate à crise climática para a garantia da nossa própria existência.

Desaparição das Águas

Brasil, documentário, 32’, 2022
Diretor: André Monteiro
Captação de imagem, som e montagem: Filipe Mendes

 

O agronegócio devasta a vegetação, dissemina agrotóxicos que adoecem a população. Com o desmatamento, a desaparição das águas!

Insurgências

Brasil, documentário, 5’, 2017
Diretor: André Monteiro
Captação de imagem, som e montagem: Filipe Mendes (captação de imagem; montagem; som)

 

 

O filme retrata o maior conflito de águas no Brasil, quando mais de mil pessoas invadiram duas fazendas do grupo Higarashi, no Oeste da Bahia. Os políticos chamaram a população de vândalos. Os movimentos sociais, a Igreja e a população foram chamados para o maior ato político sobre as águas do Brasil. Mais de 10 mil pessoas ocuparam a grande praça de Correntina.

Parteiras Indígenas

Brasil, documentário, 24’, 2022
Direção: Márcia Correa e Castro
Produção: Eduardo Costa
Fotografia e câmera: Paulo Castiglioni
Assistente de câmera: Luciano Simplício
Edição: Julie Melo
Motion Design: Jefferson Arcanjo
Assistente de Edição: Felipe Andrade
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Assistente de Produção: Thainá Mathias

 

O documentário é gravado na comunidade de Feijoal, município de Benjamin Constant, Amazonas. Fala do papel desempenhado pelas parteiras indígenas nessa comunidade, com ênfase para seu trabalho durante a pandemia de COVID19 quando as aldeias permaneceram isoladas, não podendo receber a visita dos profissionais de saúde “brancos”, enquanto as gestantes também não podiam se deslocar até as unidades de saúde fora do território indígena.

Raízes e Ervas

BBrasil, documentário,26’, 2024
Direção e roteiro: Debora Garcia
Produção executiva: Raphael Uchôa
Coordenação de produção:Luciana Souza
Produção: Eduardo costa
Coordenador técnico: Benhur Machado
Coordenador de finalização: Pablo French
Edição: Felipe Trindade
Assistente de edição: Julie Melo
Motion designer: Jefferson Arcanjo
Direção de fotografia: Tota Paiva
Assistente de câmera: Mauricio Maia
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Assistente de Produção: Thainá Matias
Almoxarifado: Paulo Peres
Transporte: Zenildo Cipriano
Realização: Canal Saúde Fiocruz

 

 

Como conhecimentos tradicionais sobre o uso de raízes e ervas dialogam com o conhecimento científico formal? O que um aprende e pode aprender com o outro? Como é a inserção do uso desses conhecimentos na saúde pública? Essas são algumas das questões que o documentário do Canal Saúde ‘Raízes e Ervas’ investiga e que você confere essa noite.O programa procura saber um pouco mais sobre os conhecimentos fitoterápicos pela experiência de raizeiros, chama a atenção para o uso consciente desses medicamentos e conversa com pesquisadores que trabalham com estudos fitoterápicos e biodiversidade, entendendo as políticas públicas associadas ao tema e os desafios e oportunidades que esse campo do conhecimento oferece.

A Boca que Tudo Come

Brasil, documentário, 64’, 2024
Direção Geral: Fiocruz – Neepes e Fonsanpotma
Coordenação Geral :Fiocruz – Neepes: Marina Fasanello – Pesquisadora Neepes/ENP/Fiocruz, Fonsanpotma: Olomide Lessa Maria – UTT Ilê Axé Obá Orum – Povo Iorubá – Rio de Janeiro/RJ, Gestoria Nacional Fonsanpotma/Sindesu/Cooptma,Baba Odesi – UTT Ilê Ase Omi Orum Efon – Povo Yorubá – Embu-Guaçu/SP, Gestor Nacional Fonsanpotma/Cooptma/Instituto Matriz
Coordenação Audiovisual: Couro de Rato – Luis Carlos de Alencar
Direção local de cada coletivo: Fonsanpotma DF – Kota Lembarecimbe, Fonsanpotma MG – Adèolá Marcos de Oxum, Fonsanpotma PA – Hugo Chaves Monteiro, Fonsanpotma RJ – Silvana Santana, Fontanspotma RS – Herison Pedro
Equipe de Pesquisa: Fonsanpotma: Olomidê Lessa Maria, Kota Mulanji Mona Kelembeketa, Tata Nganga Dile e Baba Odesi, Fiocruz – Neepes: Marina Fasanello
Argumento: Fiocruz – Neepes e Fonsapotma
Roteiro: Fonsanpotma e Fiocruz – Neepes
Direção de Fotografia dos Coletivos: Fonsanpotma
Locução do Itan: Tatetu Ngunzetala
Trilha Sonora: Fonsanpotma
Montagem: Elder Barbosa
Finalização: Couro de Rato
Relatorias: Escrita – Priscilla Mello, Poético-Musical – Janaína Nascimento e Jessica Marcele Alves, Gráfico-imagética – Gabiru e Lorena Portella

 

Esse documentário tem como foco a soberania alimentar e nutricional dos povos tradicionais de matriz africana (POTMAs) em diálogo com a saúde coletiva e as lutas por direitos, a fim de garanti-la numa conjuntura de racismo e de um histórico de genocídio desses povos.
Esta foi uma experiência singular de criação de um documentário a partir de uma metodologia sensível co-labor-ativa de pesquisa proposta pelo Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para a Promoção Emancipatórias da Saúde/Fiocruz, com a parceria da produtora audiovisual Couro de Rato (RJ), envolvendo diálogos interculturais (ecologia de saberes) e alinhamentos internos do movimento social Fonsanpotma, somados aos coletivos de unidades territoriais tradicionais de matriz africana (UTTs) em seis estados do Brasil.

Yanomami: a Floresta Pede Socorro

Brasil, documentário, 52’, 2024
Direção Geral: Rodrigo Ponichi
Roteiro e direção: Debora Garcia
Produção executiva: Raphael Uchôa
Coordenação de produção: Luciana Souza
Produção: Eduardo Costa
Coordenador técnico: Benhur Machado
Coordenador de finalização e Edição:Pablo French
Assistentes de Edição: Felipe Trindade, Julie Melo, Leonardo J. Barros, Melissa Teixeira
Motion designer: Jefferson Arcanjo
Mixagem de áudio: Benhur Machado
Direção de fotografia: Tota Paiva
Técnico de som e Assistente de câmera: Mauricio Maia
Assistente de produção: Thainá Mathias
Controller: Luiz Henrique ribeiro
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Almoxarifado: Paulo Peres
Transporte: Zenildo Cipriano
Realizaçao: Canal Saude – Fiocruz

 

 

“Yanomamis”, produzido pelo Canal Saúde da Fiocruz, é um documentário de 52 minutos que acompanha a mobilização histórica do Ministério da Saúde para enfrentar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no Território Yanomami. Diante da grave ameaça representada pela presença do garimpo ilegal e seus impactos devastadores na saúde e na vida dos Yanomami, o governo brasileiro cria o Centro de Operações de Emergência (COE) Yanomami, com a missão de coordenar uma resposta eficaz e urgente.


Com acesso exclusivo e relatos contundentes, o documentário revela os bastidores da atuação do COE Yanomami, destacando os esforços de profissionais de saúde e líderes indígenas para restabelecer os serviços de saúde, mobilizar recursos e articular parcerias fundamentais com gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).


Ao longo do filme, testemunhamos os desafios e as conquistas dessa jornada, desde a logística complexa de fornecimento de medicamentos e equipamentos até a implementação de estratégias de vigilância epidemiológica e atenção básica à saúde, com imagens gravadas na CASAI (Casa de Saúde Indígena em Boa Vista, Roraima, assim como no Território Indígena Surucucu, RR. O documentário não apenas documenta o papel crucial do governo na proteção da saúde e dos direitos dos Yanomami, mas também inspira a reflexão sobre a importância da promoção da saúde e da preservação da diversidade cultural e ambiental.

Garimpo, natureza e conflitos ambientais no Médio Tapajós

Brasil, documentário, 32’, 2020
Direção e Fotografia: Vladimir Seixas e Luis Carlos de Alencar
Edição: Elder Barbosa
Equipe local: Honésio Dace Munduruku – Tradução e Damião Elias Bastos da Silva – Logística de transporte em Itaituba
Realização NEEPES/Fiocruz e Couro de Rato
Equipe Neepes/Fiocruz: Marcelo Firpo, Marina Fasanello e Diogo Ferreira da Rocha
Apoio: Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e Sesai/Ministério da Saúde

 

Vídeo realizado pelo Neepes/ENSP/Fiocruz e a produtora Couro de Rato sobre a experiência de pesquisa em 2019 no Médio Tapajós junto ao povo Munduruku. O trabalho aborda o diálogo intercultural com os Munduruku em torno da defesa do território e da vida frente a ameaças como o garimpo.

The Water Manifesto: Osun

Nigéria, 2022, Documentário, 51′

Direção: Anuoluwapo Adelakun

 

Este documentário expositivo investiga o mundo da mineração não regulamentada de ouro no estado de Osun, que causou a poluição do rio Osun e afetou o meio ambiente e os meios de subsistência de milhões de pessoas. Esta é uma jornada para descobrir todo um ecossistema de ganância e corrupção que coloca as gerações futuras em risco.

Consumidos

Brasil (GO), Animação, 15′

Direção: Caco Pereira

 

Lázaro anseia pelo prazer de comer num futuro onde a comida é um artigo de luxo e a maioria da população se alimenta de comprimidos.

Little Baluches

Irã, 2024, Documentário, 62′

Direção: Raya Nasiri

 

ShirAbad é um bairro no subúrbio da cidade de Zahedan, na província de Sistão-Baluchistão, no Irã, onde a população espera um futuro melhor, apesar de suas privações. Neste filme, tentamos retratar crianças cujos corações batem por um futuro brilhante…

Big Bang Henda

Portugal, 2023, Documentário, 22′

Direção: Fernanda Polacow

 

Derrubar estátuas e símbolos, construir novas memórias, enquadrar a paisagem destruída, escrever cartas ao futuro, inverter dinâmicas de poder: Big Bang Henda é um documentário-poesia-manifesto sobre a obra do artista angolano Kiluanji Kia Henda. Ele nos leva numa viagem através das suas criações e reflexões, que estão na vanguarda do pensamento anticolonial, instando-nos a considerar como as gerações que cresceram durante ou após a guerra reinterpretam esse acontecimento.

Não Haverá mais História sem Nós

Brasil (PA), 2024, Documentário, 76′

Direção: Priscilla Régis Brasil

 

Submersos no mar de greenwashing que os afoga diariamente, dois realizadores amazônicos resolvem denunciar, nesse manifesto em filme, as entranhas do histórico processo de invenção e exploração da floresta como um jardim do éden inesgotável. Entre Munique e Belém, eles revelam como o racismo e o preconceito, do Brasil e do mundo, até hoje se organizam na ideia do “vazio demográfico”, selvagem e incapaz de falar por si.