Fica 2024 recebe 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central
13 jun, 2024

Evento de abertura aconteceu na manhã de terça-feira (12/06), no Palácio Conde dos Arcos. Encontro discute a importância das escolas de cinema para o fortalecimento da identidade cultural do estado.

A 25ª edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) recebeu o 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central na cidade de Goiás, na manhã de terça-feira (12/06), no jardim do Palácio Conde dos Arcos.

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival segue com programação até o próximo domingo, (16/06).

Durante o encontro de abertura, o professor Marcelo Costa, do Cria Lab UEG, idealizador e organizador do evento, deu as boas-vindas para o público presente e para os participantes virtuais frisando a importância das escolas de cinema para o fortalecimento da identidade cultural do estado e a formação de profissionais capacitados a levar adiante essa identidade.

Participaram da abertura a secretária estadual da cultura de Goiás, Yara Nunes, o reitor da Universidade Estadual de Goiás, prof. Antônio Cruvinel, a secretária municipal de Cultura da cidade de Goiás, Goiandira Ortiz de Camargo, a pró-reitora de extensão da UEG, Sandra Máscimo, a diretora de gestão integrada da UEG, Neusa Ravaroto, a superintendente de fomento e gestão cultural da Secult Goiás, Raíssa Coutinho, a pró-reitora de extensão da UFG, Luana Ribeiro, a presidente da Fundação RTVE, Silvana Coleta,  o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UEG, Rodrigo Messias e a coordenadora do Câmpus Cora Coralina da UEG, Déborah Magalhães de Barros.

O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.