Fica 2024 realizou ação de recuperação de nascente com plantio de 40 árvores
Júlio Mesquita
17 jun, 2024
Fica 2024 realizou ação de recuperação de nascente com plantio de 40 árvores

Bacia do Chapéu de Padre é um importante corredor ecológico para a cidade de Goiás. Iniciativa busca promover um refúgio climático na região.

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) contou com diversas ações de sustentabilidade como o projeto de recuperação e revitalização da nascente do Córrego do Chapéu de Padre na cidade de Goiás. No sábado, (15/06), uma importante ação aconteceu no local com o plantio de 40 espécies nativas do Cerrado.

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

A Bacia do Chapéu de Padre é um importante corredor ecológico para a cidade de Goiás. Com águas cristalinas, o rio abastece o município e é um importante elo entre as comunidades.

A partir do plantio de 40 mudas de árvores, a ação de requalificação ambiental foi realizada no trecho entre a Biblioteca Seccional Câmpus Goiás – Cajuí (BSCGO Cajuí) e o Restaurante Universitário. A iniciativa busca oferecer soluções que promovam um desenho urbano-paisagístico adaptado à Crise Climática, valorizando a ancestralidade e a biodiversidade local.

“É o rio que nunca seca aqui em Goiás. Ele abastece a cidade de Goiás e também é uma área, quando a gente está discutindo sobre cidades esponjas, importante para fazer a infiltração da água”, explica Camila Sant’Anna, coordenadora do projeto de recuperação do Chapéu de Padre.

Evento multicultural

O Fica 2024 aconteceu entre os dias 11 e 16 de junho e contou com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

O festival tem o apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Créditos das fotos: Vinícius Schmidt

Você também pode gostar