Fica 2024 gera impactos positivos na economia e meio ambiente da cidade de Goiás
18 jun, 2024

Setores hoteleiro, comercial, turístico e cultural são os maiores beneficiados. Ações de sustentabilidade também garantiram retorno positivo do festival

Os impactos positivos da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) na cidade de Goiás são sentidos especialmente na economia local e na conservação do meio ambiente. Contratações, investimentos e grande movimentação de pessoas beneficiaram os setores hoteleiro, comercial, turístico e cultural. O evento ainda promoveu diversas ações de sustentabilidade.

“O Fica é um investimento direto do Governo do Estado na cidade de Goiás. É emprego e renda gerados com centenas de vilaboenses contratados diretamente pela nossa produção, além das contratações indiretas e do retorno que os turistas trazem para o município”, destaca Yara Nunes, secretária de Cultura do Estado.

Neste ano, o Fica atraiu cerca de 45 mil pessoas até a cidade de Goiás e fez girar a economia do município. Além do comércio, com restaurantes, lojas e artesanatos vendendo mais, o setor de hospedagens também é beneficiado com a grande procura para os dias do evento, que neste ano provocou a lotação de todos os 1,5 mil leitos na eterna Vila Boa. “É muito bom o impacto que o Fica gera no nosso setor, que engloba, também, uma cadeia produtiva do turismo, não só hotéis e pousadas, mas restaurantes, agências de turismo, guias de turismo”, explica Jhonatan Soares, vice-presidente da Associação de Restaurantes, Pousadas, Hotéis e Similares da cidade de Goiás (ARPHOS).

A 25ª edição contou com diversas contratações de serviços e profissionais diretos da cidade de Goiás. Foram 17 restaurantes locais credenciados, serviços de internet local, assessorias de turismo, produtores, assistentes, curadores, além dos editais específicos de contratação de artistas, expositores para a feira gastronômica e artesãos locais.

Marcos Paulo Lemos é proprietário de um dos estabelecimentos gastronômicos credenciados. Ele parabeniza a iniciativa do festival de contratar diretamente os restaurantes locais. Para ele, isso foi um reconhecimento importante do evento. “A produção foi feita aqui mesmo, cada estabelecimento ofereceu aquilo que ele já oferece, e o dinheiro ficou aqui. Então, com essa iniciativa, a gente deixa de ser palco para sermos protagonistas mesmo”, comemora.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, reforça a capacidade que o festival possui de movimentar a cidade em diversos aspectos. “A taxa de ocupação da cidade já estava no limite antes mesmo do evento. Então, isso impacta diretamente na geração de dinheiro e na circulação da economia, que se torna notável vendo as pessoas consumindo os mais variados serviços e produtos.”

Em relação ao meio ambiente, diversas ações como a coleta seletiva com a cooperativa da cidade, plantio de árvores, recuperação de área ambiental como a nascente do córrego Chapéu de Padre, compensação de emissão de gases de efeito estufa e várias ações formativas, como oficinas e palestras, garantem o retorno positivo do festival para o meio ambiente na Cidade de Goiás. As 100 lixeiras utilizadas no festival também serão destinadas às escolas do município.

Segurança
Mesmo sendo o maior festival entre todas as edições, o Fica 2024 não gerou ocorrências na Polícia Militar. Segundo Márcio Ferreira Leite, tenente-coronel da PM na cidade, o policiamento ostensivo e preventivo foi fundamental para a segurança e tranquilidade do evento.

“Não tivemos intercorrências. Isso é fruto de um trabalho efetivo e consistente que nós fizemos de forma integrada com várias unidades trabalhando em prol de trazer essa tranquilidade para a comunidade”, ressaltou.

O Fica foi realizado entre 11 e 16 de junho pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento contou com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

O festival tem apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

Fotos: Yan Rissatti / Lucas Diener / Vinícius Schmidt