Ações Formativas
Cinema
Oficina
Da Ideia ao Roteiro para Profissionais Negros
Foto: Maíra Oliveira
Data: 12 a 14 de junho
Horário: 10h às 12h
Local: Colégio Santana
Vagas: 20
A oficina “Da ideia ao roteiro” tem como objetivo abordar conceitos e ferramentas fundamentais para a elaboração e desenvolvimento de projetos audiovisuais, a partir do centro-oeste brasileiro, dialogando com audiências globais.
Os participantes serão convidados a investigar potências e obstáculos a serem superados em suas histórias, e ao fim do percurso, espera-se que possam identificar a importância de contá-las a partir de si, na construção de um imaginário plural e ainda, que sigam na busca de novas bases para fazê-lo.
Seleção a partir de sinopse (uma página) e carta de motivação (uma página)
Ministrante
Maíra Oliveira
Maíra Oliveira é roteirista, diretora e educadora, graduada em Pedagogia e mestranda em Artes da Cena, com especial interesse em histórias com representatividade negra e feminina que subverta estereótipos. Autora dos livros infantis “Mari, a sementinha” (Ed. Nandyala) e “Que saudade da minha vó!” (Ed. Oriki), de diversas antologias e dos espetáculos teatrais “Yabá: Mulheres Negras” e “Duas Fridas”. É professora de roteiro e consultora de projetos audiovisuais na Roteiraria e diversos processos formativos, tendo orientado mais de 200 projetos audiovisuais, em diferentes etapas de desenvolvimento. Dirigiu o filme “Encruza” (melhor filme no Festival Afronte!). Roteirista do projeto “Um Ano Inesquecível” nos filmes “Primavera” e “Verão” (Panorâmica/Amazon), “Papai é pop” (Pródigo/Galeria – finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), “Ricos de Amor 2” (Ananã/Netflix), do programa infantil “Quintal TV” (Delicatessen/Canal Futura – eleito Best Live-Action Television no 39th Chicago International Children’s Film Festival) e da série “Mila no Multiverso” (Boutique Filmes/Disney+). Criou o argumento da série “A Magia de Aruna” da (Formata/Disney+), assinando também como roteirista-chefe. Atuou ativamente no desenvolvimento de mais de 30 projetos audiovisuais, para Globo, Disney+, Canal Brasil, Netflix, Paramount e HBO em parceria com as principais produtoras do país. Foi Presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) de 2021/2022 e atualmente é Conselheira do sudeste da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro.
Oficina
Ouvir e contar histórias: uma oficina de podcast com a Trovão Mídia
Foto: Ana Bonomi
Foto: José Orenstein
Data: 12 a 14 de junho
Horário: 10h às 12h
Local: Colégio Santana
Vagas: 20
Em um mundo saturado de telas e estímulos visuais efêmeros, parar para ouvir – e contar – uma história é transformador. No FICA deste ano, convidamos você a explorar com a Trovão Mídia, de forma prática, o mundo dos podcasts. Sob a orientação de profissionais experientes, os participantes terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre o poder do áudio como meio de expressão e: conhecer os bastidores do mercado de podcasts brasileiro, descobrir as técnicas de storytelling a partir da escuta crítica de episódios, aprender a desenvolver um projeto autoral, receber comentários e orientação personalizada.
Critério de seleção: caso o número de inscrições exceda o número de vagas, serão priorizados: 1) equilíbrio de raça e gênero, 2) pessoas de áreas afins ao tema da oficina, 3) sorteio.
Ministrantes
Ana Bonomi (Trovão Mídia), José Orenstein (Trovão Mídia)
Ana Bonomi é cofundadora da Trovão Mídia, produtora de podcasts lançada em 2020 e responsável por colocar no ar mais de 40 shows, entre parcerias e originais, como “Alexandre” e “Pico dos Marins”. Ana é economista, formada pela FGV-SP, foi pesquisadora-visitante no MIT, em Boston, e trabalhou com comunicação e marketing para grandes agências e marcas do mercado brasileiro.
José Orenstein é cofundador da Trovão Mídia, produtora de podcasts lançada em 2020 e responsável por colocar no ar mais de 40 shows, entre parcerias e originais, como “Alexandre” e “Pico dos Marins”. Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos nas redações de Folha, Estadão e Nexo.
Sobre a Trovão
A Trovão Mídia é uma produtora de podcasts fundada em 2020 por Ana Bonomi e José Orenstein, em São Paulo. A Trovão já produziu mais de 40 podcasts – alguns deles alcançaram o topo dos rankings de audiência e foram reconhecidos nas listas de melhores do ano das plataformas e pela imprensa. Em 2023, a Trovão criou e lançou o podcast Alexandre, um original produzido em parceria com a revista piauí. O podcast em seis episódios tem mais de 2,5 milhões de downloads, e foi eleito pelo Spotify e pela Apple um dos top podcasts de 2023. Especializada em podcasts narrativos, a Trovão tem produções em parceria com as principais plataformas de áudio, como Spotify (Pavulagem, Nós), Globoplay (Pico dos Marins, Rita Lee: Outra Autobiografia), Deezer (Só Acho Engraçado Que), Wondery (Má Influência) e Amazon Music (Rediscover, Bunga Bunga). Também já fez podcasts para artistas como Nando Reis e veículos como Panelinha, da Rita Lobo, agência Lupa e a revista piauí. Trabalhou também na criação de histórias em áudio para instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, o SESC-SP, o Museu do Futebol e o centro cultural Pivô, além de empresas como Hospital Israelita Albert Einstein, Banco Santander e 99, e ONGs como WWF, ISA e Funbio.
Meio Ambiente
Minicurso
Mudanças Climáticas: Conhecimento e ação para transformar o clima em aliado.
Foto: Angel Chovert
Data: 12 a 15 de junho
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Santana
Vagas: 30
Qual a diferença entre tempo meteorológico e clima? Qual a importância da atmosfera para a vida? Como é feito o monitoramento da atmosfera? A atmosfera está mais quente? Como é feita a previsão de tempo e clima? Qual é a diferença entre anomalia, variabilidade e mudança climática? Por que ocorreram as enchentes, inundações e alagamentos no Rio Grande do Sul? O Cerrado brasileiro é afetado pela mudança climática? Qual o cenário atual e as projeções futuras para o clima no Cerrado? Um minicurso destinado a oferecer uma compreensão ampla da questão climáticas e de seus impactos sobre o Cerrado.
Critérios de seleção: no caso de haver mais inscritos do que as vagas disponibilizadas, serão usados os seguintes critérios: 1) equilíbrio de gênero e raça, 2) inscrito/as de áreas afins ao tema do curso, 3) sorteio.
Ministrante
Angel Chovert (CEMPA/UFG)
Possui Graduação em Meteorologia pelo Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas, Havana, Cuba (2013), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil (2016) e Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São Paulo, Brasil (2021). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: previsão numérica de tempo, clima e da química da atmosfera, parametrização de microfísica, precipitação extrema em regiões urbanas, previsão operacional do tempo meteorológico e do clima, agrometeorologia e sensoriamento remoto. Atualmente desenvolve um sistema de multiprodutos meteorológicos para a região do Cerrado no Centro-Oeste do Brasil, utilizando modelos numéricos de previsão de tempo. Possui também experiencia no tratamento de dados e análises estatística.
Minicurso
A História, o presente e o futuro do cerrado.
Foto: Vinícius Mesquita
Foto: Júlia Shimbo
Data: 12 a 15 de junho
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Santana
Vagas: 30
Carga Horária: 16h
Uma jornada de conhecimento pelo segundo maior e mais ameaçado bioma brasileiro. Considerado um dos hotspots de biodiversidade do planeta, em função de sua riqueza ecológica e grau de ameaça, o Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo e também a principal base do agronegócio brasileiro. Acompanhe os pesquisadores Vinícius Mesquita, do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás, Júlia Shimbo, do Mapbiomas, e Mário Barroso, da TNC, The Nature Conservancy em um amplo panorama histórico, ecológico e de uso e ocupação do bioma que se concluirá com uma atividade prática em que será explorado o Cerrado do município de Goiás em sua riqueza e histórico de ocupação.
Critérios de seleção: no caso de haver mais inscritos do que as vagas disponibilizadas, serão usados os seguintes critérios: 1) equilíbrio de gênero e raça, 2) inscrito/as de áreas afins ao tema do curso, 3) sorteio.
Ministrantes
Vinicius Mesquita (LAPIG/UFG) e Julia Shimbo
Vinícius Vieira Mesquita é Pesquisador Associado ao LAPIG/UFG, Coordenador Técnico do Mapeamento e Monitoramento das Áreas de Pastagem no Brasil na iniciativa MapBiomas e membro da iniciativa Global Pasture Watch/WRI. Doutorando em Ciências Ambientais, Mestre em Ciências Ambientais e Bacharel em Geografia, ambos pela Universidade Federal de Goiás, onde se dedica há mais de 10 anos a pesquisas envolvendo mudanças no uso e cobertura do solo e monitoramento ambiental. Atualmente trabalha no aprimoramento de técnicas de mapeamento, monitoramento, interpretação e caracterização de pastagens com o uso de Big Data e Aprendizado de Máquina.
Julia Shimbo é Coordenadora Científica do MapBiomas, uma rede colaborativa de mais de 85 organizações no Brasil e em outros 13 países que monitora o uso da terra para promover o manejo sustentável dos recursos naturais e o combate às mudanças climáticas. Ecóloga com mestrado em Geociências pela UNESP-Rio Claro e doutorado em Ecologia pela UnB com sanduíche na University of New Hampshire/EUA, ela trabalha principalmente na compreensão das mudanças no uso da terra nos trópicos e seus impactos nas mudanças climáticas, nos ecossistemas e nas pessoas. Julia fez pós-doutorado no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) onde atualmente é pesquisadora, além de ser integrante da equipe do setor de Mudanças no Uso da Terra do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
Ações Formativas de Parceiros
Colmeia
Colmeia no FICA 2024 e Encontro Cineclubista no FICA 2024
Objetivo Geral:
Formar agentes culturais com interesse ou já atuantes acerca da difusão e formação audiovisual por meio de cineclubes e sobre a produção audiovisual documental.
Produção Geral: Leo Cassimir
Atividades:
MEL – Encontro de Agentes Culturais
Mesa temática: Como fazer difusão e formação audiovisual por meio de cineclubes?
Cineclubistas: Analu Reis, Alexandre Augusto e Kely Carvalho
Mediação: Dalily Stéfany
Dia: 14/06
Horário: 9h às 12h
Local: Colégio Santana – Sala 08
NÉCTAR – Laboratório de Projetos Culturais Coletivos
1 – Grupo de desenvolvimento de projetos de cineclubes para editais públicos.
Leitura e mentoria: Tadeu Ribeiro da Costa.
Dia: 14/06
Horário: 14h às 17h
Local: Colégio Santana – Sala 08
2 – Grupo de desenvolvimento de projetos de documentário
Leitura e mentoria: Ale Gama.
Dia: 14/06
Horário: 14h às 17h
Local: Colégio Santana – Sala 09
Encontro Cineclubista no FICA 2024
O “Encontro Cineclubista” reúne participantes dos cineclubes para avaliação da atividade cineclubista, articulação de parcerias e formação.
Tema: Cineclubes – difusão e formação audiovisual em Goiás.
Objetivo Geral: Reunir pessoas que atuam com difusão e formação audiovisual por meio dos cineclubes durante o FICA 2024.
Objetivos específicos:
- Compartilhar desafios e perspectivas do cineclubismo;
- Promover parcerias entre cineclubes;
- Eleger a diretoria da União de Cineclubes de Goiás;
- Formar participantes quanto a relação cinema e meio-ambiente.
Atividades:
Mesa – Desafios e perspectivas do cineclubismo em Goiás
Mediação: Francisco Lillo
Dia: 15/06
Horário: 9h às 12h
Local: Colégio Santana – Sala: 4
Sessão Cineclubista – cineclubes, audiovisual e meio-ambiente.
Mediação: Francisco Lillo
Convidades: Marta Kalunga, Helena Sicsu e Luiz Eduardo Rosa
Dia: 15/06
Horário: 14h às 15h30
Local: Sala 2 de exibição
Filmes:
- O CINEMA QUE NÃO SE VÊ (THE NOT SEEN CINEMA)
Doc, 8min20seg, 2018
Elenco: Boanerges Filho, Carlos Brandão, Sidi Leite,Fabrício Cordeiro, Victor Vinícius e Samuel Peregrino
Com: Amanda Ramos, Bruna Chamelet, Cindy Faria,Erik Ely, Kariny Ellen, Manuela Guerra e Walter
Schroden
Narração: Erik Ely
Direção, Roteiro e Fotografia: Erik Ely
Assistência de Direção: Amanda Ramos
Produção: Kariny Ellen
Arte: Cindy Faria
Som: Manuela Guerra
Claquete e Continuísta: Walter Schroden
Montagem e Edição: Bruna Chamelet
Sinopse
Este é um filme documentário. Ele conta a história deGeovani, um advogado que mora em Goiânia. Geovani assiste a um filme. Eu não sei onde ele assiste a esse filme. Eu não sei o porquê ele assiste esse filme. Eu só sei que ele deveria assistir a esse filme. Afinal, qual o sentido de fazer um filme se não há ninguém para assistir?
FICANDO
VIRADA AMBIENTAL NO FICA
Resumo: O projeto Virada Ambiental, acontece desde 2019, numa iniciativa do Prof. Emiliano Godói, da EECA-UFG. O objetivo é conscientizar a todos sobre a importância da biodiversidade e o quanto a degradação ambiental traz graves transtornos para o mundo e a humanidade. Desde o início do projeto, centenas de milhares de mudas foram plantadas em áreas de preservação permanente degradadas.
Já aderiram ao projeto mais de 200 municípios goianos e cidades de outros 16 estados brasileiros.
Por ocasião do 25 FICA o projeto pretende convidar os onze municípios que fazem
parte da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho para conhecerem e aderireem ao projeto com a plantação de 1.000 mudas por ano entre os período de 2024 a 2028.
Ministrante(s): Prof. Emiliano Godói
Carga horária: 2 horas
Data: 14 de junho
Horário: 10h às 12h
Número de participantes: 20
A seleção são os representantes do 11 municípios que formam a bacia do Rio Vermelho,
Quem é a oficineiro?
Prof. Emiliano Godói é docente da UFG e idealizador do Projeto Virada Ambiental
UNESCO
DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NAS RESERVAS DA BIOSFERA
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em parceria com a Rede Brasileira de Reservas da Biosfera, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Igualdade Racial, está promovendo os “Diálogos Interculturais nas Reservas da Biosfera – 2024 / 2025”, com o intuito de estimular o protagonismo dos indígenas e afrodescendentes e ampliar a representatividade nas instâncias de governança das Reservas da Biosfera no Brasil. Neste diálogo iremos refletir sobre a áreas de mandato da UNESCO, como educação, cultura, ciências naturais, humanas e sociais, comunicação, e sua relação com a realidade dos povos indígenas e quilombolas. Este processo de construção coletiva resultará no “Plano de Ação Nacional para Implementação dos Direitos dos Povos Indígenas e Afrodescendentes nas Reservas da Biosfera Brasileiras – 2026 / 2035”, que será uma ferramenta importante para auxiliar na elaboração de políticas públicas, direcionar o investimento do setor privado e embasar a tomada de decisão das comunidades tradicionais. Durante o FICA, a Unesco promoverá essa escuta e reflexão com todas as lideranças indígenas e quilombolas presentes.
Local: Colégio Santana – Auditório 1
Dia: 13/06
Horários: das 9h às 12h e das14h às 18h
SEMAD
OFICINAS
Mudanças Climáticas para educação infanto-juvenil
Resumo: A Oficina fornecerá ferramentas pedagógicas acessíveis para trabalhar o assunto de Mudanças Climáticas com crianças e adolescentes, seja em sala de aula ou formações complementares. As ferramentas vão explorar tecnologia, inteligência artificial, interação e educação “mão-na-massa”.
Responsável: Gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Milvo Gabriel Prevedello Di Domenico
Dia: 13/06
Horário: 10h às 11h30
Local: Colégio Santana – Sala 06
Vagas:40
Cálculo das emissões de gases de efeito estufa do FICA.
Objetivo: Realizar o inventário de gases de efeito estufa decorrente da realização da do FICA 2024.
Resumo: A oficina explorará todas as atividades contabilizadas, as informações obtidas e a metodologia de cálculo. Ao fim, serão discutidas opções para mitigar as emissões em edições futuras, formas de compensar as emissões correspondentes a edição de 2024 e de melhorar a precisão dos cálculos.
Responsável: Gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Milvo Gabriel Prevedello Di Domenico
Dia: 14/06
Horário:10h às 11h30
Local: Colégio Santana – Sala 06
Vagas:30
Campos do Cerrado: como diferenciar campos nativos conservados de pastagens?
Resumo: Oficina de sensibilização sobre a importância das áreas campestres e savânicas do Cerrado e aplicação de estratégias práticas para: 1) diferenciar entre gramíneas nativas do Cerrado e gramíneas exóticas; 2) identificar espécies indicadoras de áreas conservadas e 3) identificar as fitofisionomias do Cerrado. Para a oficina será utilizado como guia o “Manual para identificação e conservação das fisionomias abertas do Cerrado”, material textual recentemente produzido pelo projeto “Campos do Cerrado” e demonstrações de material botânico.
Responsáveis:
Prof.ª Dr.ª Natashi Pilon (UNICAMP)
Prof. Dr. Rafael Oliveira (UNICAMP)
Dr.ª Franciele Parreira Peixoto – Analista Ambiental GEBIO/SEMAD –
Dia: 15/06
Horário: 10h às 12h
Local: Colégio Santana – Sala 06
Vagas:40
SECTI
OFICINAS
O programa Sukatech, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como objetivo a coleta, tratamento e recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, atua na doação de computadores para inclusão digital e oferece cursos na área de tecnologia para o FICA 2024.
Manutenção de computadores:
Destinada a pessoas com conhecimento mínimo de informática, a oficina apresenta aos participantes os componentes presentes no computador, função de cada um, como fazer reparo e troca de peças, além de configuração rápidas.
Tempo de duração: 2 horas
Instrutor:Wesley Pereira Neves
Dias 13, 14 e 15 de junho
9h às 11h
Colégio Santana – Pátio Coberto
20 vagas em cada dia
Inscrição no local
ROBÓTICA:
Destinada a pessoas sem nenhum conhecimento de robótica, a oficina apresenta aos participantes a metodologia de trabalho com elementos da robótica, mostrando conceitos de energia, eletricidade, eletrônica, motores, componentes e programação. Os participantes farão ainda a construção do projeto Paixômetro e eletromotricidade.
Tempo de duração: 2 horas
Instrutora: Wesley Pereira Neves
Dias 13, 14 e 15 de junho
14h às 16h
Colégio Santana – Pátio Coberto
20 vagas em cada dia
Inscrição no local
TENDA ECONOMIA CIRCULAR E LOGÍSTICA REVERSA:
Tenda com apresentação da logística reversa e economia circular, com a caixa de descarte de equipamentos eletroeletrônicos para a população em geral.
COTEC/RETOMADA
OFICINAS
Movimento Lixo Zero Goiás – Recicla Goiás/Cotec/Fica 2024
As oficinas e palestras serão ministradas por Domingos de Sávio Sales Duarte e Raquel Ferreira de Sousa Pires Sales
Oficina: Confecção de Ecobag Lixo Zero
A oficina consiste no reaproveitamento/transformação de camisetas de algodão usadas em ecobags. Público livre, atividade rotativa, limite de participantes conforme disponibilidade de materiais.
Dia: 12/06 – 9:00 às 11:00
Dia: 13/06 – 16:00 às 18:00
Oficina: Confecção de composteira doméstica Lixo Zero
A oficina consiste na transformação de baldes de margarina de 15 kg em composteiras domésticas. Público Livre, a atividade uma vez iniciada não é possível mais participar, limite de participantes a depender da quantidade de material disponível.
Dia: 13/06 – 09:00 às 11:00
Dia: 14/06 – 16:00 às 18:00
Oficina: Confecção de Carrinho Sustentável Lixo Zero
A oficina consiste no reaproveitamento/transformação de palitos de picolé, cd’s, tampinhas e outros materiais em um carrinho que se movimenta por tração. Público livre, atividade rotativa, limite de participantes a depender da quantidade de material disponível.
Dia:12/06 – 16:00 – 18:00
Dia: 14/06 – 09:00 às 11:00
Palestra: O que é Lixo Zero
Público livre
Dia 15/06 – 09:00 às 11:00
Palestra: O que é ODS
Público livre
Dia 16/06 – 09:00 às 11:00
Atividade/Oficina
Repensando o presente e o futuro verde e adaptado da Bacia do Chapéu de Padre da Cidade de Goiás.
Resumo: a oficina teórico-prática Repensando o presente e o futuro verde e adaptado da Bacia do Chapéu de Padre da Cidade de Goiás ocorrerá nos dias 12(manhã-tarde), 15(manhã-tarde) e 16 de junho 2024, no período da manhã (8h-12h). Ela abordará temas relacionados `a Paisagem, Crise Climática e Soluções Baseadas na Natureza (SbN), com foco no debate sobre a construção de refúgios climáticos, com o uso de SbNs.
O objetivo é compreender a infraestrutura verde da paisagem Cerratense da cidade de Goiás, a partir do Córrego do Chapéu de Padre, propondo soluções baseadas na natureza (SbN), incorporando o saber popular da comunidade e valorizando a biodiversidade local. Para tanto, em um primeiro momento, procura identificar e analisar a vegetação, principalmente Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), que integram os quintais dos “habitantes-paisagistas” da Cidade de Goiás, mobilizando suas memórias e seus desejos, partilhados ou individuais, relacionados `a vegetação, ao Jardim, o Córrego do Chapéu de Padre e a Cidade de Goiás.
Para em um segundo momento, propor, coletivamente, soluções pontuais de infraestrutura e um jardim, que serão implementadas coletivamente, para um trecho específico da Bacia do Córrego Chapéu de Padre.
Ministrante(s): Camila Gomes Sant’ Anna e Ariane Magda Borges
Carga horária: 11 horas
Data: 12, 15 e 16 de junho.
Horário:
08h às 12h – 14h- 17h(12/06)
08h às 12h – 14h- 17h (15/06)
08h `as 12h – manhã
Número de participantes: 30
Quais critérios de seleção
Breve parágrafo de intenção e interesse em participar em atividade prática.
Quem são as oficineiras?
Camila Sant’Anna é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e em seus estudos contempla tema como crise climática, planejamento e projeto da paisagem, comunidades, infraestrutura verde e SbN.
Ariane Borges é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG – Campus Goiás e atua nas áreas de Expressão e Representação, Jogos, Gamificação e Documentação do Patrimônio.
Alessandra Gomes de Castro é professora da universidade federal de Goiás no curso Educação do Campo e doutora em Educação pela universidade federal fluminense.
Atividades Formativas
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOIÁS
Local: Tenda da Secretaria Municipal de Saúde de Goiás
SAÚDE E NATUREZA
Atividades diárias: de 12 a 15 de junho
Horário: 08h às 17 horas
Orientações; Oficinas Terapêuticas; Palestras; Rodas de conversa “café com prosa”; Apresentações; Culturais; Oficinas de PANCs – “Faça do seu alimento o seu remédio” (produção e degustação). Atendimentos e Demonstração dos serviços e programas ofertados pelo Munícipio:
– Stand da Atenção Primária
– Stand da Vigilância em Saúde
– Stand do CAPS e equipe de Reabilitação
– Stand SAMU/SAD
– Espaço Infantil – Atividades Pedagógicas
Oficina: Confecção de composteira doméstica Lixo Zero
A oficina consiste na transformação de baldes de margarina de 15 kg em composteiras domésticas. Público Livre, a atividade uma vez iniciada não é possível mais participar, limite de participantes a depender da quantidade de material disponível.
Dia: 13/06 – 09:00 às 11:00
Dia: 14/06 – 16:00 às 18:00
Oficina: Confecção de Carrinho Sustentável Lixo Zero
A oficina consiste no reaproveitamento/transformação de palitos de picolé, cd’s, tampinhas e outros materiais em um carrinho que se movimenta por tração. Público livre, atividade rotativa, limite de participantes a depender da quantidade de material disponível.
Dia:12/06 – 16:00 – 18:00
Dia: 14/06 – 09:00 às 11:00
Palestra: O que é Lixo Zero
Público livre
Dia 15/06 – 09:00 às 11:00
Dia 15/06/2024
8h: Oficina de PANCs – PRODUÇÃO DA BALA DE MARACUJÁ Maria Luiza da Silva – Raizera, Coordenadora da Pastoral da Saúde e da casa da Agricultura Familiar da Cidade de Goiás.
9h: Roda de conversa – “Café com prosa” – DIGNIDADE MENSTRUAL Ellen Rodrigues, Coordenadora, Enfermeira da Unidade Básica de Saúde Tasso de Camargo.