Alunos apresentam carta de intenções durante plenária do Fórum Infantil no Fica 2024
Júlio Mesquita
14 jun, 2024

Cerca de 300 alunos redigiram a I Carta Infantil de Vila Boa com reivindicações para o meio ambiente. Documento será entregue a autoridades e colocado em uma “cápsula do tempo” para ser reaberta daqui a 25 anos

Cerca de 300 crianças do 5º ano da primeira fase do Ensino Fundamental das redes municipal e privada da cidade de Goiás participaram da plenária do Fórum Infantil sobre mudanças climáticas nesta sexta-feira (14/06), no Cine Teatro São Joaquim, como parte da programação do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Na ocasião, os alunos leram e apresentaram a I Carta Infantil de Vila Boa, o documento de intenções a ser entregue para autoridades, e realizaram o fechamento da “cápsula do tempo”.

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival segue com programação até o próximo domingo (16/06).

Durante a plenária, dois alunos de cada uma das 14 escolas participantes leram o documento, que foi redigido coletivamente, e no qual foram inseridas as principais reivindicações dos estudantes relacionadas às questões ambientais. Na carta, as crianças indicam diversas sugestões, que vão de campanhas de conscientização com a comunidade à criação de políticas públicas e fiscalização por parte do poder público.

Ainda durante o evento, foi apresentado o Comitê Esperançar, criado para acompanhar, junto às autoridades, as solicitações dos alunos na carta. Fazem parte do comitê a coordenadora do Fórum, professora Angela Oliveira, representantes e alunos de cada escola. “Essas duas palavras ‘Fórum Infantil’ já me convenceram. Eu acredito no potencial de cada criança e na educação”, afirma Angela.

Uma cópia da I Carta Infantil de Vila Boa foi colocada em uma “cápsula do tempo” que será reaberta somente daqui a 25 anos, quando será possível avaliar os resultados das reivindicações. O objeto ficará no Cine Teatro São Joaquim. Além disso, outra cópia será entregue, ainda, ao governador do estado, prefeito da cidade de Goiás, e demais autoridades na cerimônia de premiação do festival, no domingo.

1º Fórum Infantil sobre Mudanças Climáticas

O Fórum Infantil – Mudanças Climáticas é voltado para crianças do 5º ano das redes municipal e privada da cidade de Goiás e zona rural. Cerca de 300 alunos do 5º ano participam do projeto, que envolve ações de produção de material, atividades educativas em sala de aula, palestras, rodas de conversas, aulas em campo, dentre outras. Todas as atividades são voltadas para a compreensão das crianças em relação às problemáticas ambientais e as suas possíveis soluções. As ações começaram em abril e devem se estender para depois do festival com um comitê que acompanhará o desenvolvimento das sugestões enviadas.

Evento multicultural
O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

OlhO Comunicação Estratégica
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás