Fica em Paraty
Juvana de Xakriabá
Brazil (GO), 2024, Documentary, 25′
Directed by: Silvana Beline
In Juvana de Xakriabá, we delve into the 2019 Terra Livre Camp, where Juvana, a young indigenous student, interviews women warriors from different ethnicities, revealing stories of struggle, resistance and hope. The narratives highlight the importance of preserving ancestral traditions and the strength of indigenous women in defending their territories and promoting environmental justice. The short film celebrates the resilience of indigenous communities and highlights the fundamental role of women in this fight.
Apodi: uma Crônica da Seca
Brasil, documentário, 52′, 2017
Realização: Videosaúde – ICICT e Ocean Filmes
Produção: CINEBRASILTV
Direção: Arthur Frazão/Tiago Carvalho
Direção de fotografia: Paulo Castiglioni
A série foi até as regiões onde os conflitos ambientais acontecem de forma mais aguda no Brasil para mostrar a luta de pequenas comunidades para garantirem seus direitos e defenderem suas terras do abuso e das pressões do desenvolvimento desenfreado.
Nesse episódio, a série fala de um projeto de irrigação no lado cearense da Chapada do Apodi, na divisa com o Rio Grande do Norte que começou em 1989, levando à ocupação da área por grandes empresas de fruticultura, e desarticulou a produção dos pequenos agricultores. Em 2013, um novo empreendimento mobiliza a população.
Bibiru: Kaikuxi Panena
Brazil (SP/AP), 2023, Documentary, 59′
Directed by: Latsu Apalai, André Lopes
The story of Bibiru, a kaikuxi (dog) who became ill, with no luck on the hunt, and his owner Waranaré Wayana's attempt to heal it, so they can hunt together again. In an intense hunt, young people learn about the origins of ancestral dogs and the precautions they must continue to take when hunting in their territory. Indigenous reflections on relationships between humans and non-humans help to illuminate the very interactions that non-indigenous people establish with the animals they feed on. All the images were taken by young Wayana and Apalai, who were learning to film for the first time in the village of Bona (PA).
Xawara e Saúde
Brasil, documentário,30’, 2023
Roteiro e direção: Daniela Muzi
Direção de fotografia: Paulo Castiglioni Lara
Montagem: Gislaine Lima
Produção executiva: Paulo Castiglioni Lara
Produção: Daniela Muzi e Viviane Almeida
Som direto e imagens de drone: Marcos Cantanhede
Produção em Boa Vista-RR: Ana Lúcia Montel
Assistência de montagem: Juliana Pereira
Narração: Iramar Molamahi Alaopeteri Yanomami
Texto e tradução (português-yanomae): Iramar Molamahi Alaopeteri Yanomami e Marcelo Moura Silva
Trilha sonora e finalização de som: Marcos Cantanhede
Artes gráficas e finalização de imagem: Bruno Ribeiro
Consultoria: Ana Lúcia Pontes Ensp/Fiocruz
Artes gráficas e finalização de imagem – Bruno Ribeiro
Informações georreferenciadas: Grupo Geo-Yanomami/ Diego Xavier | LIS/Icict/Fiocruz
Realização: VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Legendas: espanhol, inglês e português e yanomae
Recursos de acessibilidade: audiodescrição e tradução em Libras
A resposta à emergência humanitária na terra indígena Yanomami invadida pelo garimpo. Realizado em abril de 2023 no Território Yanomami e na Casa de Apoio à Saúde Indígena Yanonami (Casai-Y), em Boa Vista (RR), o documentário acompanha as ações de assistência à saúde contra a “xawara” (doença), com depoimentos de lideranças indígenas e profissionais de saúde em meio à crise de sanitária yanomami e registrando a atuação, pela primeira vez de forma ampla no SUS, dos gestores de saúde coletiva indígena.
Pyr
Brazil (PA), 2023, Documentary, 2′
Directed by: Bepunu Kayapó
Kokopy prepares the annatto to paint the family.
Ecocídio no Cerrado
Brasil, documentário,54’, 2024
Roteiro e direção: Yasmine Saboya
Produção: Eduardo Costa
Edição: Pablo French
Mixagem de som: Ben-Hur Machado
Direção de fotografia: Seblen Mantovani
Assistência de câmera: Mauricio Maia
Realização: Canal Saúde e Vice Presidência de Ambiente e Promoção da Saúde /Fiocruz
A história de uma comunidade que há mais de cem anos se fixou no território quilombola de Cocalinho e Guerreiro, em Parnarama, no Maranhão, é o ponto de partida para revelar uma realidade muito brasileira: os conflitos pela terra em regiões cercadas pelo agronegócio. A partir do relato de moradores, o documentário revela um modo de vida ancestral ameaçado pelo uso massivo de agrotóxicos e a luta da comunidade pela proteção do território.
Meada Cor Kalunga
Brazil (GO), 2022, Documentary, 24′
Directed by: Marta Kalunga, Alcileia Torres, Ana Luíza Reis de Sá
Like two trunks of strong roots from the Cerrado, the two villagers Marta Kalunga and Dirani Kalunga prepare the skeins and dyeing in the Vão de Almas de Goiás quilombo.
Rey: Ciência em Defesa da Vida
Brasil, documentário,47′, 2018
Direção: Marina Saraiva e Wagner Oliveira
Argumento: Marina Saraiva, Wagner Oliveira, Raquel Aguiar
Roteiro: Wagner Oliveira
Produção: Marina Saraiva e Wagner Oliveira
Fotografia: Josué Damacena, Wagner Oliveira e Marina Saraiva
Imagem e Som, edição, mixagem e finalização: Josué Damacena
Arte e digitalização de imagens: Jefferson Mendes
Assistência de produção: Alex Gomes, Beatriz Ayres, Kadu Cayres, Katia Correia Lima, Thiago Ribeiro.
Realização: Instituto Oswaldo Cruz/Videosaúde – Fiocruz
Ele foi para a Amazônia como médico. Levou jovens para conhecer a realidade do país. Foi proibido de ensinar e pesquisa pela ditadura militar. Combateu as doenças da pobreza em diversos países. Orientou e formou dezenas de alunos. Escreveu livros. “Rey, Ciência em Defesa da Vida” é um documentário sobre o legado de um brasileiro.
Vazante Presente
Brasil, documentário, 52′, 2017
Realização: Videosaúde – ICICT e Ocean Filmes
Produção: CINEBRASILTV
Direção: Tiago Carvalho
A série foi até as regiões onde os conflitos ambientais acontecem de forma mais aguda no Brasil para mostrar a luta de pequenas comunidades para garantirem seus direitos e defenderem suas terras do abuso e das pressões do desenvolvimento desenfreado.
Nesse episódio é mostrada a história dos povos das vazantes à margem do Rio São Francisco em Minas Gerais. A luta da comunidade pela regularização e resgate de seus territórios e para o desenvolvimento tradicional de suas atividades de subsistência. Resistem contra os projetos de desenvolvimento estatais, pela expansão do agronegócio e pelas unidades de conversação e turismo.
Tekohá: Lugar onde se é
Brasil, documentário, 52′, 2017
Realização: Videosaúde – ICICT e Ocean Filmes
Produção: CINEBRASILTV
Direção: Tiago Carvalho
Direção de Fotografia: Paulo Castiglioni
A série foi até as regiões onde os conflitos ambientais acontecem de forma mais aguda no Brasil para mostrar a luta de pequenas comunidades para garantirem seus direitos e defenderem suas terras do abuso e das pressões do desenvolvimento desenfreado.
Nesse episódio a série mostra a luta dos índios da comunidade Guarani Kaiowá pela homologação e demarcação do seu território, pelo direito de ocupar suas terras de origem.
Costa Livre: Fórum de Comunidades Tradicionais
Brasil, documentário, 26’, 2019
Direção: Tiago Carvalho
Fotografia: Paulo Castiglioni
Pesquisa: Joana Galetti
Edição: Gabi Paschoal
Tradução do Guarani: Alberto Alves Tuparay
Trilha Sonora: Pedro Leal David
Realização: Canal Saúde/Videosaúde – Fiocruz
O curta conta as histórias do território da Bocaina e dos povos (quilombolas, indígenas e caiçaras) que lutam para preservar sua soberania alimentar e cultura por meio de práticas agroecológicas.
CONVIVER
Brasil, documentário, 26’, 2019
Realização: Canal Saúde/Videosaúde – Fiocruz
Roteiro e Direção: Tiago Carvalho
Fotografia: Paulo Castiglioni
Som direto: Guilherme da Luz
Edição: Julia Bernstein
Mixagem: Fiskal
Trilha Sonora: Pedro Leal David
Em 1982/1983 foi a pior seca que Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, tinha visto. Em consequência dessa seca, houve muitas mortes de crianças. A sobrevivência dos agricultores dessa região se deu em função das plantações de aroeiro e pau darco, pois saíam várias carretas com esses pés para venda em outras regiões.
O Diagnóstico
Brasil, documentário, 45’, 2019
Realização: Fiocruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Ministério Público do Trabalho do Paraná – MPT, Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto -APREA
Produção: Projeto educação através das imagens – UFRJ
Direção: Beto Novaes
Argumento: Lídia Maria Badacheski do Prado
Direção de Fotografia: Fernando Mamari
Câmeras: Fernando Mamari, Júlia Botafogo, Debora Raposo
Edição e finalização: Gislaine Lima
Trilha original e finalização de áudio: Bernardo Gebara
Para fazer um filme sobre os Correios, conte a história de uma carta. Em “O DIAGNÓSTICO”, temos uma lógica parecida. Por meio da vida de Lídia, olhamos as diferentes dimensões que o agrotóxico causa nos planos individual e coletivo. A história é de Lídia, mas também é minha, é sua, é nossa. É do sistema de saúde. A e sociedade está adoecida. E os agrotóxicos são, por assim dizer, uma das faces desse estado de coisas.
Sujeitos do SUS – Médico Indígena
Brasil, documentário, 25’, 2020
Direção e Fotografia: Rodrigo Ponichi
Direção Artística: Débora Garcia
Pesquisa e Produção: Eduardo Costa
Assistência de Produção: Thainá Mathias
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Produção Local: Roney Elias
Transporte: Zenildo Cipriano
Coordenação de produção: Luciana Souza
Diretor de produção: Raphael Uchôa
Produção Executiva: Cleyde Afonso
Realização: Canal Saúde – Fiocruz
O documentário conta a história de vida do médico indígena, Sildo Gonzaga, em diálogo com as leis que instituem o Sistema Único de Saúde, e com o artigo da Constituição Federal que preconiza que “Saúde é Direito de Todos e Dever do Estado”.
Políticas de Futuro
Brasil, documentário, 26’, 2021
Direção:Tiago Carvalho
Produção: Tiago Carvalho e Julia Bernstein
Fotografia e entrevistas: MG – Carina Aparecida, AC- Italo Rocha, PB- Tulio Martins, MS – Marinete Pinheiro e Elis Regina, RS – Thiago Lázeri e Guilherme Santos
Edição: Julia Bernstein
Finalização de imagem: Glauco Guiggon
Mixagem de som: Damião Lopes
Trilha: Marco Cantanhede
O curta metragem Políticas de Futuro é um desdobramento do levantamento das centenas de políticas públicas municipais mapeadas na campanha Agroecologia nas Eleições. O filme apresenta cinco experiências municipais entre as mais de 700 mapeadas em 2020, sendo uma sobre projeto de horta comunitária em Sete Lagoas (MG), um polo agroflorestal em assentamento rural em Rio Branco (AC), o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas em Sapé (PB), uma lei municipal que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos em Glória de Dourados (MS) e um projeto de coleta seletiva e reciclagem de adubo orgânico em Santiago (RS).O curta metragem Políticas de Futuro é um desdobramento do levantamento das centenas de políticas públicas municipais mapeadas na campanha Agroecologia nas Eleições. O filme apresenta cinco experiências municipais entre as mais de 700 mapeadas em 2020, sendo uma sobre projeto de horta comunitária em Sete Lagoas (MG), um polo agroflorestal em assentamento rural em Rio Branco (AC), o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas em Sapé (PB), uma lei municipal que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos em Glória de Dourados (MS) e um projeto de coleta seletiva e reciclagem de adubo orgânico em Santiago (RS).
Caminhos Ciganos (Romani Paths)
Brazil (MT), 2023, Documentary, 24′
Directed by: Aluízio de Azevedo
Co-direction: Rodrigo Zaiden, Karen Ferreira
The paths that lead to the Romani universe in three countries, Brazil, Portugal and France, are presented in a poetic and intimate narrative, inspired by the aesthetics of award-winning Romani filmmaker Tony Gatlif, director of Lacho Drom (1992) and Gadjo Dilo (1997). In particular, Roma cultures seen from the inside, valuing their own imaginaries. The journey begins with the family of a filmmaker from the Calon ethnic group, in Mato Grosso, who crosses Brazil and crosses the Atlantic Ocean to rediscover his ancestry, recording each community, its characters and remarkable daily lives, nuances of cultural manifestations, ways of life and Romani traditions, as well as reports of historical exclusion and persecution.
A Transformação de Canuto (Canuto's Transformation)
Brazil (PE/SP), 2023, Documentary, 130′
Director: Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho
In a small Mbyá-Guarani community between Brazil and Argentina, everyone knows the name Canuto: a man who many years ago suffered the dreaded transformation into a jaguar and then died tragically. Now, a film is being made to tell his story. Why did this happen to him? But more importantly, who in the village should play his role?
Floresta – Um Jardim que a Gente Cultiva (Forest – A Garden that We Cultivate)
Brazil (SP), 2023, Documentary, 42′
Directed by: Mari Corrêa
What does city life have to do with indigenous life? Is the fight for territory an outdated fight? Is it a primitive fight? Is it a struggle to return to the past? Floresta – Um Jardim que a Gente Cultiva (Forest – A Garden that We Cultivate) reveals a new perspective on the relationship between the forest and indigenous peoples and their fundamental role in combating the climate crisis to guarantee our own existence.
Desaparição das Águas
Brasil, documentário, 32’, 2022
Diretor: André Monteiro
Captação de imagem, som e montagem: Filipe Mendes
O agronegócio devasta a vegetação, dissemina agrotóxicos que adoecem a população. Com o desmatamento, a desaparição das águas!
Insurgências
Brasil, documentário, 5’, 2017
Diretor: André Monteiro
Captação de imagem, som e montagem: Filipe Mendes (captação de imagem; montagem; som)
O filme retrata o maior conflito de águas no Brasil, quando mais de mil pessoas invadiram duas fazendas do grupo Higarashi, no Oeste da Bahia. Os políticos chamaram a população de vândalos. Os movimentos sociais, a Igreja e a população foram chamados para o maior ato político sobre as águas do Brasil. Mais de 10 mil pessoas ocuparam a grande praça de Correntina.
Parteiras Indígenas
Brasil, documentário, 24’, 2022
Direção: Márcia Correa e Castro
Produção: Eduardo Costa
Fotografia e câmera: Paulo Castiglioni
Assistente de câmera: Luciano Simplício
Edição: Julie Melo
Motion Design: Jefferson Arcanjo
Assistente de Edição: Felipe Andrade
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Assistente de Produção: Thainá Mathias
O documentário é gravado na comunidade de Feijoal, município de Benjamin Constant, Amazonas. Fala do papel desempenhado pelas parteiras indígenas nessa comunidade, com ênfase para seu trabalho durante a pandemia de COVID19 quando as aldeias permaneceram isoladas, não podendo receber a visita dos profissionais de saúde “brancos”, enquanto as gestantes também não podiam se deslocar até as unidades de saúde fora do território indígena.
Raízes e Ervas
BBrasil, documentário,26’, 2024
Direção e roteiro: Debora Garcia
Produção executiva: Raphael Uchôa
Coordenação de produção:Luciana Souza
Produção: Eduardo costa
Coordenador técnico: Benhur Machado
Coordenador de finalização: Pablo French
Edição: Felipe Trindade
Assistente de edição: Julie Melo
Motion designer: Jefferson Arcanjo
Direção de fotografia: Tota Paiva
Assistente de câmera: Mauricio Maia
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Assistente de Produção: Thainá Matias
Almoxarifado: Paulo Peres
Transporte: Zenildo Cipriano
Realização: Canal Saúde Fiocruz
Como conhecimentos tradicionais sobre o uso de raízes e ervas dialogam com o conhecimento científico formal? O que um aprende e pode aprender com o outro? Como é a inserção do uso desses conhecimentos na saúde pública? Essas são algumas das questões que o documentário do Canal Saúde ‘Raízes e Ervas’ investiga e que você confere essa noite.O programa procura saber um pouco mais sobre os conhecimentos fitoterápicos pela experiência de raizeiros, chama a atenção para o uso consciente desses medicamentos e conversa com pesquisadores que trabalham com estudos fitoterápicos e biodiversidade, entendendo as políticas públicas associadas ao tema e os desafios e oportunidades que esse campo do conhecimento oferece.
A Boca que Tudo Come
Brasil, documentário, 64’, 2024
Direção Geral: Fiocruz – Neepes e Fonsanpotma
Coordenação Geral :Fiocruz – Neepes: Marina Fasanello – Pesquisadora Neepes/ENP/Fiocruz, Fonsanpotma: Olomide Lessa Maria – UTT Ilê Axé Obá Orum – Povo Iorubá – Rio de Janeiro/RJ, Gestoria Nacional Fonsanpotma/Sindesu/Cooptma,Baba Odesi – UTT Ilê Ase Omi Orum Efon – Povo Yorubá – Embu-Guaçu/SP, Gestor Nacional Fonsanpotma/Cooptma/Instituto Matriz
Coordenação Audiovisual: Couro de Rato – Luis Carlos de Alencar
Direção local de cada coletivo: Fonsanpotma DF – Kota Lembarecimbe, Fonsanpotma MG – Adèolá Marcos de Oxum, Fonsanpotma PA – Hugo Chaves Monteiro, Fonsanpotma RJ – Silvana Santana, Fontanspotma RS – Herison Pedro
Equipe de Pesquisa: Fonsanpotma: Olomidê Lessa Maria, Kota Mulanji Mona Kelembeketa, Tata Nganga Dile e Baba Odesi, Fiocruz – Neepes: Marina Fasanello
Argumento: Fiocruz – Neepes e Fonsapotma
Roteiro: Fonsanpotma e Fiocruz – Neepes
Direção de Fotografia dos Coletivos: Fonsanpotma
Locução do Itan: Tatetu Ngunzetala
Trilha Sonora: Fonsanpotma
Montagem: Elder Barbosa
Finalização: Couro de Rato
Relatorias: Escrita – Priscilla Mello, Poético-Musical – Janaína Nascimento e Jessica Marcele Alves, Gráfico-imagética – Gabiru e Lorena Portella
Esse documentário tem como foco a soberania alimentar e nutricional dos povos tradicionais de matriz africana (POTMAs) em diálogo com a saúde coletiva e as lutas por direitos, a fim de garanti-la numa conjuntura de racismo e de um histórico de genocídio desses povos.
Esta foi uma experiência singular de criação de um documentário a partir de uma metodologia sensível co-labor-ativa de pesquisa proposta pelo Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para a Promoção Emancipatórias da Saúde/Fiocruz, com a parceria da produtora audiovisual Couro de Rato (RJ), envolvendo diálogos interculturais (ecologia de saberes) e alinhamentos internos do movimento social Fonsanpotma, somados aos coletivos de unidades territoriais tradicionais de matriz africana (UTTs) em seis estados do Brasil.
Yanomami: a Floresta Pede Socorro
Brasil, documentário, 52’, 2024
Direção Geral: Rodrigo Ponichi
Roteiro e direção: Debora Garcia
Produção executiva: Raphael Uchôa
Coordenação de produção: Luciana Souza
Produção: Eduardo Costa
Coordenador técnico: Benhur Machado
Coordenador de finalização e Edição:Pablo French
Assistentes de Edição: Felipe Trindade, Julie Melo, Leonardo J. Barros, Melissa Teixeira
Motion designer: Jefferson Arcanjo
Mixagem de áudio: Benhur Machado
Direção de fotografia: Tota Paiva
Técnico de som e Assistente de câmera: Mauricio Maia
Assistente de produção: Thainá Mathias
Controller: Luiz Henrique ribeiro
Assistente de Controller: Paulo Lontra
Almoxarifado: Paulo Peres
Transporte: Zenildo Cipriano
Realizaçao: Canal Saude – Fiocruz
“Yanomamis”, produzido pelo Canal Saúde da Fiocruz, é um documentário de 52 minutos que acompanha a mobilização histórica do Ministério da Saúde para enfrentar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no Território Yanomami. Diante da grave ameaça representada pela presença do garimpo ilegal e seus impactos devastadores na saúde e na vida dos Yanomami, o governo brasileiro cria o Centro de Operações de Emergência (COE) Yanomami, com a missão de coordenar uma resposta eficaz e urgente.
Com acesso exclusivo e relatos contundentes, o documentário revela os bastidores da atuação do COE Yanomami, destacando os esforços de profissionais de saúde e líderes indígenas para restabelecer os serviços de saúde, mobilizar recursos e articular parcerias fundamentais com gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo do filme, testemunhamos os desafios e as conquistas dessa jornada, desde a logística complexa de fornecimento de medicamentos e equipamentos até a implementação de estratégias de vigilância epidemiológica e atenção básica à saúde, com imagens gravadas na CASAI (Casa de Saúde Indígena em Boa Vista, Roraima, assim como no Território Indígena Surucucu, RR. O documentário não apenas documenta o papel crucial do governo na proteção da saúde e dos direitos dos Yanomami, mas também inspira a reflexão sobre a importância da promoção da saúde e da preservação da diversidade cultural e ambiental.
Garimpo, natureza e conflitos ambientais no Médio Tapajós
Brasil, documentário, 32’, 2020
Direção e Fotografia: Vladimir Seixas e Luis Carlos de Alencar
Edição: Elder Barbosa
Equipe local: Honésio Dace Munduruku – Tradução e Damião Elias Bastos da Silva – Logística de transporte em Itaituba
Realização NEEPES/Fiocruz e Couro de Rato
Equipe Neepes/Fiocruz: Marcelo Firpo, Marina Fasanello e Diogo Ferreira da Rocha
Apoio: Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e Sesai/Ministério da Saúde
Vídeo realizado pelo Neepes/ENSP/Fiocruz e a produtora Couro de Rato sobre a experiência de pesquisa em 2019 no Médio Tapajós junto ao povo Munduruku. O trabalho aborda o diálogo intercultural com os Munduruku em torno da defesa do território e da vida frente a ameaças como o garimpo.
The Water Manifesto: Osun
Nigeria, 2022, Documentary, 51′
Director: Anuoluwapo Adelakun
This expository documentary delves into the world of unregulated gold mining in Osun State, which has caused the pollution of the Osun River and affected the environment and livelihoods of millions of people. This is a journey to uncover an entire ecosystem of greed and corruption that puts future generations at risk.
Consumidos (Consumed)
Brazil (GO), Animation, 15′
Directed by: Caco Pereira
Lázaro longs for the pleasure of eating in a future where food is a luxury item and the majority of the population feeds on pills.
Little Baluches
Iran, 2024, Documentary, 62′
Director: Raya Nasiri
ShirAbad is a neighborhood in the suburb of the city of Zahedan, in the province of Sistan-Baluchistan, Iran, where the population hopes for a better future, despite its deprivations. In this film, we tried to portray children whose hearts beat for a brighter future…
Big Bang Henda
Portugal, 2023, Documentary, 22′
Directed by: Fernanda Polacow
Tearing down statues and symbols, building new memories, framing the destroyed landscape, writing letters to the future, reversing power dynamics: Big Bang Henda is a documentary-poetry-manifesto about the work of Angolan artist Kiluanji Kia Henda. He takes us on a journey through his creations and reflections, which are at the forefront of anti-colonial thought, urging us to consider how generations who grew up during or after the war reinterpret this event.
Não Haverá mais História sem Nós (There will be no more history without us)
Brazil (PA), 2024, Documentary, 76′
Directed by: Priscilla Régis Brasil
Submerged in a sea of greenwashing that drowns them daily, two Amazonian filmmakers decide to denounce, in this film manifesto, the innards of the historic process of invention and exploration of the forest as an inexhaustible garden of Eden. Between Munich and Belém, they reveal how racism and prejudice, in Brazil and around the world, to this day are organized around the idea of a “demographic void”, savage and incapable of speaking for itself.