Mostra Washington Novaes

Mostra Washington Novaes

A principal mostra do FICA traz, a cada ano, uma seleção do que de mais inovador o cinema mundial e brasileiro produziu na temática ambiental. Embora a definição de “filme ambiental” seja flexível para o FICA, de forma ampla, ela significa filmes que abordam, de maneira criativa, a relação entre ser humano e natureza.

Desde 2019, o FICA decidiu batizar essa competição como “Mostra Washington Novaes”, em homenagem a uma das figuras mais importantes de sua história e um dos maiores jornalistas e documentaristas brasileiros de todos os tempos.

Washington Novaes (1934-2020), embora paulista, adotou Goiás como sua casa e base de trabalho desde 1982. Trabalhou em algumas das principais redações do Brasil, incluindo a Folha de S. Paulo, o Estado de S. Paulo, o Última Hora e a Revista Veja, entre outras. Foi chefe de reportagem do Globo Repórter em sua fase áurea, no final da década de 1970, e também editor de economia do Jornal Nacional. Em Goiás, dirigiu o jornal Diário da Manhã. Fez alguns dos documentários mais marcantes para a televisão sobre povos indígenas e na temática ambiental, como as séries Xingu – A Terra Mágica, para a TV Manchete, Xingu – A Terra Ameaçada e O Desafio do Lixo, essas duas últimas para a TV Cultura. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Ministério do Meio Ambiente, coordenando a elaboração da Agenda 21 Brasileira. Ocupou também o cargo de Secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, entre 1991 e 1993. Esteve entre os que colaboraram com o FICA desde sua origem, trabalhando como consultor de meio ambiente, presidente do Festival e presidente do júri oficial em diferentes ocasiões.

A Comissão de Seleção deste ano justificou a escolha dos filmes para a Mostra Washington Novaes da seguinte maneira:

Gestos de encontros, paisagens arruinadas

A assepsia coreografada da produção em série. A montagem respeita o tempo do abraço no íntimo da floresta. Um rosto em suspenso é ativado pela tecnologia digital. O esturro da onça reverbera em primeiro plano. Um zumbido onipresente inquieta uma cidade. A viscosidade da lama arrasa tudo. A menina amalgama-se ao seu lugar de origem. O fim do mundo sussurrado ao pé do ouvido.

Diante desta coleção de gestos, como o cinema se coloca frente a um mundo esfacelado e de tantas narrativas em disputa? As paisagens que apreciamos e aquelas que criamos e recriamos em nossas fabulações deixam de ser cenário e tornam-se protagonistas de um mundo em crise, ávido pela fertilidade dos afetos.

Histórias, estéticas e urgências nos conectam profundamente a filmes diversos em gênero, tecnologia, temáticas, origens e condições de produção, demonstrando vontades e preocupações com o presente-futuro que ultrapassam fronteiras.

O corpo curatorial da Mostra Washington Novaes do 24o FICA propõe filmes potentes, plásticos, de valor documental e estético, com suas peculiaridades, fragilidades e cicatrizes.

Eles constituem essa constelação de mundos em caos, em que lutas dos povos originários dividem espaço com críticas à exploração de recursos naturais, reflexões sobre o poder destruidor e reparador da mão humana sobre a Terra, as ausências fantasmagóricas de paisagens abandonadas.

Frente à multiplicidade conceitual do termo “cinema ambiental”, reunimos uma diversidade de gestos entre a denúncia e a fabulação, compreendendo tais instâncias como complementares, porosas, fluidas, que se espiralizam em novos gestos criativos e de encontro.

Nessa rede de relações entre filmes e dos filmes com espectadoras/es, qual é a nossa responsabilidade a partir do contato com estes CinemaS, assim, no plural?

Por meio de imagens sobreviventes de outros e atuais tempos, os muitos fins de mundo colidem. O cinema está presente para documentá-los, reinventá-los, fabulá-los.

Benedito Ferreira, Cássio Kelm Soares, Fernando Segtowick, Geórgia Cynara, Juliane Medeiros, Santiago Dellape, Solemar Oliveira

Prêmios do Júri Oficial

Prêmio Cara Carolina para o melhor longa metragem:

R$ 30 mil

Prêmio Acari Passos para o melhor filme de curta-metragem ou média-metragem:

R$ 15 mil

Prêmio Carmo Bernardes para melhor direção

R$ 10 mil

Prêmio João Bennio para o melhor filme goiano

R$ 20 mil
Prêmio do Júri Jovem

Troféu Jesco Von Putkammer para o melhor filme

R$ 10 mil
Prêmio do Júri da Imprensa

Troféu José Petrillo para o melhor filme

R$ 10 mil
Prêmio do Júri Popular

Troféu Luiz Gonzaga Soares para o melhor filme escolhido pelo júri popular

R$ 10 mil

Filmes

Longas-metragens:

Adrian Cowell 50 anos no Brasil

Brasil (GO), 2023
Documentário, 103 minutos
Direção: Vicente Rios

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A invenção do Outro

Brasil (SP/AM), 2022
Documentário, 144 minutos
Direção: Bruno Jorge

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Aya

Bélgica/França, 2021
Documentário, 90 minutos
Direção: Sébastien Andres e Alice Lemaire

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Fragments from Heaven

Marrocos, 2022
Documentário, 84 minutos
Direção: Adnane Baraka

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Rejeito

Brasil (SP/MG), 2023
Documentário, 75 minutos
Direção: Pedro de Fillippis

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OSTROV – Lost Island

Suíça, 2021
Documentário, 91 minutos
Direção: Svetlana Rodina e Laurent Stoop

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Curtas e Médias-Metragens:

À beira do Rio das Almas

Brasil (GO), 2023
Ficção/Experimental, 16 minutos
Direção: Taize Inácia dos Santos

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Arrorró

Brasil (GO), 2022
Experimental, 9 minutos
Direção: Rafael de Almeida

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Atér

Canadá, 2021
Experimental, 21 minutos
Direção: Marie Fages

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Continuum

EUA, 2023
Documentário, 7 minutos
Direção: Rowan Ings e Sruti Visweswaran

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Curupira e a Máquina do Destino

França/Brasil, 2021
Ficção, 25 minutos
Direção: Janaina Wagner

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Febre da Mata

Brasil (MT), 2022
Documentário, 9 minutos
Direção: Takumã Kuikuro

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Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando

Brasil (AM), 2023
Documentário, 9 minutos
Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami

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Zug Island

Canadá, 2022
Documentário, 22 minutos
Direção: Nicolas Lachapelle

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Júris

Comissão de Seleção

Desde 2021, o FICA escolhe as comissões de seleção para suas mostras competitivas por meio de um edital público. A comissão de seleção da Mostra Washington Novaes, este ano, contou também com dois membros indicados por instituições parceiras do FICA: a UEG, Universidade Estadual de Goiás, e o Conselho Estadual de Cultura de Goiás.