Fórum Ambiental

Conferências

Conectando a Natureza: Projetando para Pessoas, Lugares e Biodiversidade

Prof. Ian Mell (Universidade de Manchester)
Data: 17/06/2023
Horário: 9h00
Local: Cineteatro São Joaquim

O que é infraestrutura verde? Por que devemos desenvolvê-la? Quem a usa? E que valor socioeconômico e ecológico ela oferece? Como podemos usar os princípios da paisagem para oferecer um planejamento urbano mais sustentável? Usando vários exemplos da prática no Reino Unido, Europa, América do Norte e Ásia, o professor Ian Mell ilustra como boas ideias políticas e práticas inovadoras de planejamento podem ajudar a criar paisagens urbanas mais sustentáveis e ecologicamente focadas.

Cerrado e Amazônia: as Mudanças Climáticas e o futuro dos Biomas

Com Mauro Pires e Mário Barroso
Data: 18/06/2023
Horário: 10h00
Local: Cineteatro São Joaquim

Mesas

Lutas Ambientais em Época de Fake News

Com Rodrigo Chagas, Bernardo Esteves e Ray Baniwa
Data: 17/06/2023
Horário: 14h00
Local: Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG (Unidade Sant’Ana)

Nosso tempo enfrenta três grandes crises interrelacionadas: crise ambiental, crise da comunicação e crise da democracia. Embora a crise ambiental tenda a ser aquela que vai selar nosso destino, talvez a crise da comunicação seja a mais profunda, com a fragilização da grande mídia, o surgimento das gigantes da internet e a proliferação das fake news. As dificuldades crescentes para nos comunicarmos em um mundo paradoxalmente cada vez mais integrado colocam obstáculos difíceis de transpor para superarmos a crise ambiental, sobretudo porque a degradação do meio ambiente se tornou hoje um dos grandes nós da polarização política. Como nos entendermos em meio a visões de mundo que parecem opostas e excludentes, num mundo onde um número significativo de pessoas chega a acreditar que a Terra é plana e que as mudanças climáticas são mero jogo de informação em meio a grandes conspirações políticas?

Quem cuida do Cerrado e da Amazônia? Estado, Mercado, Populações Tradicionais

Com Andréa Vulcanis, Caroline Nóbrega, Tainá Marajoara e Vânia Ferreira
Data: 17/06/2023
Horário: 16h00
Local: Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas da UFG (Unidade Sant’Ana)

Cerrado e Amazônia formam um todo indissolúvel. O que acontece a um desses territórios afeta o outro de forma direta. Na dinâmica da preservação e da degradação, governos, empresariado, sociedade civil organizada e populações indígenas e tradicionais desempenham papéis fundamentais. Como criar canais de diálogo para deixarmos de separar esses dois biomas e suas populações?