Atividades Formativas

Atividades Formativas de Cinema

Minicurso: De Perto ou de Longe? Estudos sobre a distância no cinema documentário

Ministrante: Marcos Pimentel
Data: 14 a 16/06/2023
Horário: 9h às 13h
Local: Colégio Santana

Inscrições encerradas!

Entre as muitas questões que envolvem o trabalho de um diretor de documentários, uma crucial sempre reside no melhor lugar possível para posicionar a câmera e realizar o registro. A partir dessa escolha, surgem implicações narrativas, conceituais, estéticas e éticas, que impactam diretamente o conteúdo documentado e a forma como o público o receberá. O minicurso está centrado na análise e utilização dos conceitos de DISTÂNCIA, POSICIONAMENTO, TEMPO e TEMPERATURA na construção de filmes documentários. Ele tem como eixo as obras dos cineastas Eduardo Coutinho (Brasil), Frederick Wiseman (EUA), Harun Farocki (República Tcheca/Alemanha) e Sara Gómez (Cuba). Através da análise e dissecação de seus filmes, abordaremos tópicos como narrativa, tratamento, linguagem, técnicas e estratégias de abordagem, métodos de trabalho e dramaturgia documental, que nos permitam refletir sobre como as decisões relativas ao posicionamento e à distância em relação ao sujeito filmado influenciam a construção do filme e a mensagem impressa nele.

MARCOS PIMENTEL

Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, em Comunicação Social e Psicologia, no Brasil. Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários que ganharam 94 prêmios e foram exibidos em mais de 700 festivais internacionais, como Veneza, IDFA, Roterdã, Cinema du Rèel, Toulouse, Nantes, Lussas, Centre Georges Pompidou, Biarritz, Visions du Réel, Tampere, Chicago, Los Angeles, Huesca, Valladolid, Documenta Madrid, DocLisboa, Indie Lisboa, Dubai, Tokyo, La Habana, Guadalajara, Cartagena, É Tudo Verdade, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Gramado, com destaque para os filmes Amanhã (2023), Pele (2021), Os Ossos da Saudade (2021), Fé e Fúria (2019), A Parte do Mundo que me Pertence (2017), Sopro (2013), Sanã (2013), Pólis (2009), A Arquitetura do Corpo (2008) e O Maior Espetáculo da Terra (2005).

Para televisão, escreveu e dirigiu os telefilmes Dia de Reis (2018/Globo Filmes/Globo Minas), As Batalhas da Fé (2017), Horizontes Mínimos (2012), Ruminantes (2005) e as séries Diários sobre o Corpo (2017) e Fé (2013). Ministrou clases de documentário, roteiro e narrativa e estética documental em diferentes instituições do Brasil, Portugal, Holanda, Espanha, Cuba, Colômbia, República Dominicana, Guatemala, Cabo Verde e Angola, além de atuar como roteirista e consultor de dramaturgia e desenvolvimento de projetos no Brasil e em vários outros países da América Latina. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da EICTV – Cuba, onde dá aulas para alunos do curso regular, da Maestria Documental e dos Talleres Internacionales. Vive e trabalha em Belo Horizonte, onde é um dos diretores da Tempero (www.temperofilmes.com), espaço de criação e produção audiovisual com foco no cinema autoral.

Minicurso: 1 Minuto para uma Imagem

Ministrante: Renata Fortes
Data: 14 a 16/06/2023
Horário: 9h às 12h
Local: Colégio Santana

Inscrições encerradas!

O minicurso propõe incentivar nos participantes a leitura crítica de imagens e contribuir para o desenvolvimento criativo por meio da investigação do formato de cineminuto com o objetivo de tensionar, questionar e incentivar formas de fazer na linguagem audiovisual e cinematográfica.

Serão abordados desde a revisita a arquivos históricos e pessoais (como acervos de família) às possibilidades da criação de novas imagens, propondo direcionamentos para a articulação entre essas (imagens) e outros recursos do audiovisual/cinema, como som e montagem.

RENATA FORTES

Realizadora Audiovisual pela Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes (CE), comunicóloga (Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí – UFPI), especialista em Direitos Humanos (FAR). No Cinema/Audiovisual desde 2017, possui realizações e contribuições em filmes, videoclipes e webséries, principalmente nas funções de direção, direção de fotografia, roteiro e montagem.

Atualmente integra a equipe curatorial fixa da rede Festival do Minuto, e também vem realizando trabalhos como curadora independente. É uma das idealizadoras e realizadoras da Mostra Piranhão de Cinema (PI/MA), onde também assinou como curadora em 2023.

Idealiza, desenvolve e participa de projetos de ensino de cinema, audiovisual e de fotografia. Compõe a equipe pedagógica do Minuto Escola, projeto nacional de formação em audiovisual para professores de escola pública.

Membra da produtora audiovisual Labcine Filmes. Criadora e pesquisadora de iniciativas/práticas coletivas artísticas independentes.

Laboratório de Roteiros de Ficção – Narrativas Fora do Eixo

Ministrante: Daniel Leite Almeida
Data: 14 a 17/06/2023
Horário: 9h às 13h (quarta a sexta) e 14h às 18h (sábado)
Local: Colégio Santana

Inscrições encerradas!

O laboratório de roteiro “Narrativas fora do eixo” tem por objetivo pensar a construção de roteiros a partir de uma estética que se distancie do cinema produzido nos grandes eixos de produção e se aproxime da textura, cultura e memória local, valorizando a diversidade brasileira e se propondo, inclusive, a construir um cinema sustentável, político e diverso, reposicionando-o enquanto um espaço de emancipação e de ferramenta social.

Para isso, falaremos não apenas de roteiro em sua estrutura tradicional, mas faremos estudos de casos de produções realizadas nas diversas partes do país, com o foco nas produções do Norte, Nordeste, Centro Oeste, em cidades do interior de cada estado, pensando suas identidades e como elas atravessam as narrativas, trazendo ainda como provocação as suas condições de produção que os tornam diferentes daquelas produzidas no Eixo Rio-São Paulo. Por fim, faremos uma parte laboratorial em que os participantes trabalharão em sinopses e argumentos de roteiros de curtas-metragens que proponham narrativas fora do eixo.

DANIEL LEITE ALMEIDA

Cineasta, diretor, roteirista, produtor executivo e montador, nasceu em 1991, na cidade de Aragarças, Goiás. Assina roteiro, direção e produção executiva de Alice dos Anjos, longa-metragem que recebeu seis prêmios no 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, incluindo o de Melhor Direção, e o prêmio de Melhor filme pelo Júri Popular no 45o Festival Guarnicê de Cinema, além de prêmios de Direção de Arte e Especial do Juri no 18º Panorama Coisa de Cinema. Dirigiu vários curtas que têm rodado por Festivais nacionais e internacionais. Reside na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, terra de Glauber Rocha, onde se formou em Cinema e Audiovisual e tem construído seu cinema enquanto ferramenta social.

Laboratório de Projetos de Documentário – Doc Lab Narrativas Femininas

Ministrante: Muriel Alves
Data: 14 a 16/06/2023
Horário: 9h às 13h
Local: Colégio Santana

Inscrições encerradas!

O DOC LAB | NARRATIVAS FEMININAS é um laboratório de desenvolvimento de projetos de documentário que tem como objetivo incentivar a produção de narrativas potentes e criativas de realizadoras, suprindo uma incompreensível lacuna da nossa produção audiovisual.

Vivemos um período singular na história de nosso país onde mais do que nunca torna-se necessário a observação, o registro e a reflexão da realidade que nos cerca. O documentário, emerge, então, como uma forma de narrar nosso mundo, compreender o desconhecido, construir relações e vislumbrar caminhos para a mudança. E neste sentido, a presença de diretoras e roteiristas mulheres traz outros olhares, temas e formas de abordar os assuntos.

É interessante notar que há mais mulheres trabalhando em documentário do que em ficção, mas continua sendo difícil ser uma líder mulher no espaço majoritariamente masculino do audiovisual. E criar um projeto de documentário para ser enviado a um edital ou apresentado a um coprodutor exige uma série de conhecimentos e habilidades que nem sempre estão disponíveis a essas realizadoras. O olhar criativo e as lógicas produtivas devem se unir para dar origem a uma obra que se conecte com o público-alvo e com o mercado. Por isso, o objetivo do DOC LAB | NARRATIVAS FEMININAS é transformar ideias em ativos de valor artístico e construir um projeto que dará base aos trabalhos de realização do filme; além de atuar como um espaço de fortalecimento de projetos audiovisuais documentais de realizadoras.

O LABORATÓRIO é um processo de reflexão e metodologia da criação para quatro propostas de documentários de diretoras iniciantes e maiores de 18 anos. Ao longo de três dias, as realizadoras terão a mentoria da professora e roteirista Muriel Alves, atuante há 10 anos no mercado audiovisual e com vasta experiência profissional no desenvolvimento de projetos documentais.

MURIEL ALVES

Muriel Alves é ​documentarista e roteirista de não-ficção. Jornalista formada pela Puc-Rio, realizou curso de direção de documentários na EICTV, em Cuba, e a especialização “Imaginando Realidades: La Autoría en El Cine Documenta”, na Universitat Autònoma De Barcelona. Nos últimos 10 anos, atuou na equipe de conteúdo de dezenas de documentários exibidos em festivais no Brasil e no exterior, além de programas de TV e séries de não-ficção para Netflix, Globoplay, Prime Video, TV Globo e Canal GNT, entre outros. Foi parecerista da Ancine, trabalhando na avaliação de projetos do Fundo Setorial Audiovisual. Também é professora de roteiro para documentário da escola Roteiraria e curadora do Cabíria Lab, Laboratório de Roteiro da Rede Cabíria de Talentos. Seu trabalho mais recente foi como roteirista de uma série documental true crime para a Netflix, que está em produção. No momento, é roteirista de dois documentários, uma coprodução Brasil-Estados Unidos, e uma produção da República Pureza Filmes; também é autora de uma série documental em negociação com uma plataforma de streaming.

Atividades Formativas de Meio Ambiente

Oficina 1: Educação Ambiental e Cerrado no Parque Natural Municipal da Estrada Imperial

Ministrante: Goyazes Turismo
Data: 14/06/2023
Horário: 8h às 12h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário

Inscrições encerradas!

A oficina tem como finalidade a difusão da importância do Cerrado e sua biodiversidade, mostrando suas características através de uma visita in loco na Trilha do Morro das Lajes e Trilha dos Cânions do Rio Vermelho localizadas no Parque Natural Municipal da Estrada Imperial (PNMEI), na cidade de Goiás.

Oficina 2: Fanzine sobre Cerrado, com foco no racismo ambiental e em estratégias antirracistas

Ministrante: Ralyanara Freire
Data: 14/06/2023
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Santana

Inscrições encerradas!

O Racismo Ambiental evidencia o ecocídio a partir de estruturas de poder e acesso desigual aos recursos naturais, bem como a falta de compreensão de modos tradicionais e ancestrais de se viver no e com o bioma Cerrado. A discussão socioambiental e como a população do Cerrado Goiano ocupa esse território – pensando em termos de preservação, conservação e transformação está no foco de interesse da oficina. O objetivo central é discutir tais questões através da produção de fanzines – revistinhas feitas manualmente com recortes. A criação dos fanzines funciona como um pretexto para a discussão sobre o Racismo Ambiental no Cerrado, além de Direitos Humanos, Direitos Ambientais e de Cidadania. Durante a oficina, poderão ser compartilhadas ações locais inspiradoras e transformadoras.

Oficina 3a: De “lixo a resíduos” – Aprendendo a separar os resíduos recicláveis

Ministrante: César David Rodríguez Pulido
Data: 15/06/2023
Horário: 8h às 12h
Local: Centro de Triagem, Cooperativa Recicla Tudo (Setor Aeroporto)

Inscrições encerradas!

O presente projeto “De “lixo” a resíduos – Aprendendo a separar os resíduos recicláveis e a fazer compostagem dos resíduos orgânicos”, é uma oficina que ocorrerá em dois dias, com duração de 3 horas cada, acumulando um total de 6 horas.

O primeiro dia será destinado para oficina de reciclagem intitulada “Reciclando o cotidiano”, com 3 horas de duração, que proporcionará aos participantes a vivência do processo de coleta seletiva, triagem e identificação dos resíduos recicláveis, no contexto domiciliar.

Oficina 3b: De “lixo a resíduos” – Aprendendo a fazer compostagem de resíduos orgânicos

Ministrante: César David Rodríguez Pulido
Data: 16/06/2023
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Santana

Inscrições encerradas!

O presente projeto “De “lixo” a resíduos – Aprendendo a separar os resíduos recicláveis e a fazer compostagem dos resíduos orgânicos”, é uma oficina que ocorrerá em dois dias, com duração de 3 horas cada, acumulando um total de 6 horas.

O segundo dia será destinado para a oficina de compostagem intitulada “minhocas ao meu redor”, com 3 horas de duração, que realizará a construção participativa de uma composteira de leira (feita diretamente no chão) e de uma vermicomposteira (feita em baldes).

Oficina 4: Prática de Meliponicultura: Manejo de Abelhas sem Ferrão

Ministrante: Ubmeliponario
Data: 16/06/2023
Horário: 8h às 12h
Local: Parque da Carioca

Inscrições encerradas!

A meliponicultura desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na manutenção da biodiversidade, promovendo a conservação e o aumento das populações de abelhas sem ferrão. O projeto propõe a realização de uma oficina prática de melicultura com o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização sobre a importância das abelhas sem ferrão e incentivar ações práticas e sustentáveis em prol da sua preservação. A oficina abordará temas como os conceitos e características das abelhas sem ferrão, manejo adequado das colônias, identificação das espécies mais comuns em Goiás e a integração com o Meliponário Parque da Carioca. O projeto está alinhado aos objetivos do FICA, buscando disseminar conhecimentos, estimular reflexões e engajar os participantes em ações sustentáveis para a conservação do meio ambiente.